quinta-feira, 29 de junho de 2017

Dica - 5 receitas para lanches e pequeno almoço

Recebo sempre emails de leitores que por vários motivos compram alguns alimentos que gostavam de deixar de comprar e pedem-me muitas vezes dicas e sugestões. 
Esses emails, que eu tento responder com a maior brevidade possível, dão-me muitas vezes ideias para este tipo de artigos. Porque há mais pessoas com os mesmos problemas e muitas vezes basta um pequeno incentivo para estas começarem a preparar estas receitas. Acreditem que fazer bolachas e bolinhos em casa torna-nos um pouco mais saudáveis porque controlamos aquilo que colocamos nas nossas receitas. Enquanto que os de compra, por mais que tentemos ir aos alimentos saudáveis, muitas vezes têm substancias que não deviam lá estar como conservantes, corantes, aromatizantes e uma carrada de açúcares. 
Eu sei que, trabalhar e chegar a casa tarde, ter 1001 tarefas para fazer e ainda ter de preparar os lanches, pequenos almoços, etc, pode ser cansativo e desmotivante mas, tentem sempre organizarem-se ao fim de semana (ou nos vossos dias de folga). Por exemplo, o meu marido todos os dias leva bolachas de aveia para o seu lanche da tarde e uma sandes em pão de cereais para o da manha, eu todos os dias de amanha como granola com iogurte e fruta e à tarde bolachas de aveia. O que faço é, ao domingo de manha preparo bolachas para duas semanas, faço tipo duas versões. Aproveito que o forno está a trabalhar e preparo granola também para duas semanas, um bolo e até faço croutons para as sopas/saladas. Tenho o forno ligado, consigo cozinhar nele duas coisas ao mesmo tempo e desta forma rentabilizo. 


Posto isto, podem sempre mandar emails com as vossas dúvidas e sugestões para geral@oprazerdacozinha.com e hoje deixo-vos 5 sugestões para os vossos pequeno almoços e lanches. Espero sinceramente que vos ajude e seja útil.

Nota: para acederem à receita basta clicarem em cima do nome que são automaticamente reencaminhados. 



É sem dúvida o meu snack favorito, com iogurte e fruta. Nunca falta na minha dispensa e preparo sempre em grandes quantidade porque aguenta-se imenso tempo fechada numa caixa hermética ou num frasco.




Como tenho sempre granola um dia decidi experimentar fazer uns queques para o pequeno almoço de fim de semana. Ficaram verdadeiramente deliciosos e super aprovados.



Cá em casa, o pão de comemos é 95% de cereais. Raramente comemos pão branco e gostamos assim. Esta receita é fácil de preparar, dá um pão grande que rende imenso.



Esta é, sem dúvida, a receita favorita do meu marido. Faço muitas vezes mas vou alterando sabores. Costumo utilizar sempre açúcar mascavado (e tenho utilizado o mais escuro que encontro). Adiciono frutos secos variados, a farinha de aveia é uma constante e às vezes até substituo a manteiga por manteiga de amendoim. Uma delícia!



Última sugestão de hoje, mas não menos importante. As barrinhas energéticas são também uma constante cá de casa. O meu marido pratica ciclismo, por isso tenho sempre barrinhas do género numa caixa hermética. Não são nada complicadas de fazer e ficam muito saborosas. São perfeitas para aqueles snacks mais corridos, podemos ter sempre na bolsa ou até no carro. 

Estas são algumas das receitas que podem encontrar no blogue. Mas se derem uma volta por aqui irão ver muitas mais sugestões para os vossos lanches e pequenos almoços. É uma questão de se organizarem e qualquer dúvida já sabem, escrevam-me!

2 comentários:

  1. Vou guardar e vou experimentar um dia destes!

    Beijinhos
    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que post interessante,...só boas sugestões,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar