Bolo de Pêssego Invertido

Hummmm é quarta feira, ainda não estamos no fim de semana mas está um solinho fantástico e a mim apetece-me um bolo fresco com pêssego. O que vos parece?
Sendo assim, esta é a receita ideal. É muito fácil de fazer e fica uma maravilha. Acreditem que cá em casa desapareceu num ápice. 
Podem fazer com pêssego natural, em calda, também podem fazer com nectarinas ou até ameixas. Experimentem e depois venham cá dizer-me se não é um bolo muito bom.


Ingredientes:
- 50gr de manteiga
- 125gr + 50gr de açúcar
- 1 lata de pêssego em calda
- 2 ovos
- 200ml de buttermilk (se não tiverem façam assim, adicionem umas gostas de sumo de limão a 200ml de leite e deixem acoalhar antes de usar)
- 200gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 75ml de óleo
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal

Preparação:
Se não tiver buttermilk, pois é algo muito complicado de encontrar por cá, façam como eu. Adicionem algumas gotas de limão a 200ml de leite e deixe acoalhar.
Ligue o forno a 180ºC para aquecer.

Agora sim, começamos a nossa receita. Leve ao lume uma frigideira com 50gr de açúcar e deixe caramelizar. Assim que começar a ganhar cor adicione a manteiga. Retire o pêssego da calda e escorra bem. Assim que a manteiga derreter, adicione o pêssego à frigideira e deixe caramelizar um pouco. 
Podem cozer o vosso bolo na frigideira, como uma Tarte Tatin, mas eu optei por o fazer numa forma de bolo sem buraco. Então retirei o pêssego do lume e com muito cuidado retirei-o da frigideira e fui dispondo no fundo da forma. Regue com o caramelo. Tenha muito cuidado nesta parte, o caramelo é perigoso, está muito quente, por isso cautela.

Agora faça a massa.
Peneire a farinha e o fermento para uma tigela. Adicione o açúcar e uma pitada de sal.
À parte bata os ovos. Adicione o buttermilk, o óleo e o extrato de baunilha. 
Abra um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione os líquidos. Envolva tudo muito bem até ficar com uma massa homogénea. 

Antes de verter a massa para a forma, eu pincelei toda a lateral da forma com manteiga, para ter a certeza que não havia o perigo desta colar.
Verta o preparado por cima dos pêssegos e leve ao forno a cozer. Demorou cerca de 30 minutos.
No final retire do forno e desenforme, de forma a ficar com o pêssego caramelizado para cima.
Se gostar, polvilhe com amêndoa palitada torrada.