quarta-feira, 28 de junho de 2017

A importância das frutas e legumes na alimentação


No fim de semana procuro fazer as compras e planear as nossas refeições semanais. As mesmas vão mudando conforme as estações do ano. Durante o tempo frio as sopas têm presença obrigatória na nossa mesa, com o calor a vontade de as comer diminui e os legumes aparecem de outras formas. 

Procuro sempre que se consuma as frutas e legumes da estação. O preço varia imenso conforme a época do ano, o que não é de estranhar, por exemplo comer morangos ou cerejas em Dezembro pode ser algo bastante dispendioso mas também estão completamente fora da sua época. Quando a oferta é maior o preço é mais baixo, tão simples quanto isto. 

Uma coisa que costumo fazer é, durante os meses de verão preparo legumes para a sopa e congelo. Por exemplo as curgetes, no inverno atingiram os 5€ por quilo! Eu não precisei comprar nenhuma, visto que tinha stock no congelador. congelo também várias frutas (frutos vermelhos, abacaxi, manga, etc) que são óptimos para comer com o iogurte, usar em smoothies, compotas, bolos, entre outros fins.

Algo que a maioria das pessoas não sabe é que devemos comer 5 porções de frutas/legumes por dia. Mas afinal quanto é uma porção? Esta era uma daquelas questões que colocava a mim própria. Pois bem, uma porção são 80gr e sim, devemos ingerir 5 porções o que dá um total de 400gr de frutas e legumes. Claro que não devem comer 400gr de bananas, ou de melão, ou do que quer que seja. Devem comer 400gr variados, comer de tudo um pouco e de várias formas distintas (fruta ao natural, saladas, legumes cozidos, sopas, etc). 

Façam alguns ajustes na vossa alimentação. Se substituírem o puré de batata por puré de legumes, já estarão a consumir uma parte da dose diária recomendada. Se em vez de batata 'normal' usarem batata doce, também estão a mudar para melhor. As batatas são um hidrato de carbono de absorção rápida e com um nível glicemico muito alto, enquanto que, a batata doce é rica em vitaminas, minerais e é uma importante fonte de ferro e potássio e é rica em antioxidantes. 

Façam escolhas inteligentes. Vejam o que melhor se adapta às vossas necessidades e dos vossos familiares. Mas não se esqueçam, devem comer 5 porções de frutas/legumes por dia (400gr) e devem dar preferência aos produtos da época/região.




Sem comentários:

Enviar um comentário