quinta-feira, 4 de maio de 2017

A (tentar) regressar às rotinas com Cheesecake De Frutos Vermelhos

Estes dias de silencio aconteceram pelos piores motivos. Quando víamos a minha avó a apresentar melhorias foi que ela nos deixou. Num dia fomos visita-la, falamos com ela, conhecia toda a gente, comeu e, apesar de muito cansada, parecia "bem". No dia seguinte fomos acordados com a pior noticia das nossas vidas. Vivi as primeiras horas com a esperança de me dizerem que foi engano, um erro, que tinham telefonado à família errada. Como é possível? Estivemos com ela menos de 12 horas antes e depois tudo tinha acabado. 
Não sei como vou ultrapassar o vazio da tua partida avó. A dor que sinto no peito, o dilema em que vivo neste momento. Nunca me senti tão mal por viver em Vila do Conde, por deixar os meus pais. A distância não é muita mas sinto que um mundo nos separa. Carrego uma dor e um sofrimento que não consigo explicar. 
Espero que agora descanses, que o teu sofrimento tenha acabado. Sofreste tanto ao longo da tua vida avó. Foste mãe solteira nunca altura em que era quase crime de lesa-pátria, emigraste para França sem saberes ler nem escrever, decoravas as frases em francês para pedires emprego, lutaste para teres uma vida melhor e proporcionares o melhor à minha mãe, à tua Maria. Lutaste contra dois cancros e sobreviveste. Foste agora derrotada aos 79 anos, nem sabemos bem por que doença, talvez pelo cansaço de tanta luta. 
Sei que querias muito um bisneto, apesar de nunca me teres dito porque sabias o quanto isso me magoava. Mas eu sei que gostavas muito e que sonhavas e pedias nas tuas orações para que tal acontecesse. Doí-me saber que não te dei essa alegria, doí-me mesmo muito avózinha.
Peço que continues a olhar por nós. Estarás sempre connosco, sempre nos nossos corações. 


Ingredientes:
- 200gr de bolacha
- 100gr de manteiga
- 400gr de queijo creme
- 1 lata de leite condensado
- sumo e raspa de um limão
- 250gr de frutos vermelhos
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó


Preparação:
Comece por picar finamente a bolacha. 
Derreta a manteiga e adicione à bolacha. Misture bem até ficar com uma espécie de areia molhada. Reserve.

Coloque os frutos vermelhos numa taça, usei congelados e deixei-os descongelar. Adicione o açúcar em pó e com um garfo (ou um utensílio de esmagar batatas) esmague bem até ficar com um puré.
Passe o molho por um coador para se livrar das sementes. Reserve.

Numa taça coloque o queijo creme. Adicione o leite condensado e a raspa e sumo de limão. Envolva bem.
Em cada copo coloque um pouco de bolacha, o creme, molho de frutos vermelhos, repita com mais bolacha, mais creme e termine com molho de frutos vermelhos. Leve ao frio durante pelo menos uma hora.
Sirva fresco.
Bom apetite.


6 comentários:

  1. Os meus sentimentos...e o tempo vai ajudar a superar!!!
    Levo a sugestão... Bj

    ResponderEliminar
  2. Sinto muito pela tua perda. Beijinhos e muita força.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. São estes momentos que nos fazem pensar no que realmente importa nesta vida... O tempo sem dúvida é uma grande ajuda, mas enquanto isso, dói, e dói muito. Por isso muita força, e pelo que li a tua avó foi mesmo uma lutadora. bjinho doce

    ResponderEliminar
  4. Sinto muito a sua perda, muita força
    Cheesecake é a minha sobremesa preferida, adoro assim em copinhos
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Querida Cláudia, como sabes já me pronunciei sobre o assunto. Lamento muito. Vejo que as nossas avós foram uma lutadoras. Dois exemplos de vida que certamente nos ajudam a ser melhores pessoas. São momentos difíceis e dolorosos. Por mais que saibamos que a morte é o que mais certo que temos na vida, nunca estamos preparados e é sempre difícil enfrentar a situação. Desejo-vos muita força. Um grande beijinho

    P.s.: adoro cheesecakes, e assim servidos em copinhos ficam tão bonitos!

    ResponderEliminar
  6. Sinto muito pela tua perda. São momentos muito duros...A minha experiência diz-me que o tempo ajuda e acalma os nossos corações. Mas é preciso dar tempo ao tempo e tudo com muita calma. Um beijinho grande.

    Ana

    ResponderEliminar