segunda-feira, 10 de abril de 2017

Sugestões para a Páscoa 2017 - Casadinhos de Páscoa

Na minha zona, tanto nas festas e romarias como na Páscoa, encontra-se à venda uns doces muito típicos. Para além do Doce Branco (e amarelo) temos à disposição uma série de "casadinhos". Trata-se do mesmo tipo de bolacha dos doces brancos, mas unidas duas a duas com marmelada e terminadas com coberturas diversas (chocolate negro, chocolate branco, amendoim, coco ralado, etc).
No ano passado decidi experimentar e fazer a minha versão destes bolinhos. A verdade é que foram muito apreciados por todos e este ano vou repetir a dose.


Ingredientes:
- 500gr de açúcar
- 500gr de farinha de trigo
- 8 ovos

Para a cobertura:
- marmelada 
- geleia de marmelo (ou outra a gosto)
- coco ralado
- chocolate negro


Preparação:
Numa tigela coloque o açúcar e os ovos e bata bem. Peneire a farinha e envolva no preparado anterior.
Coloque a massa num saco de pasteleiro para ser mais fácil formar os biscoitos. 
Unte tabuleiros com manteiga e polvilhe com farinha, ou então forre com papel vegetal mas unte o papel com manteiga pois só com o papel pode não ser fácil descolar os biscoitos.
Disponha círculos de massa e tenha em atenção que deve deixar espaço entre eles por crescem e colam-se com facilidade. 
Leve ao forno até estarem cozidos, cada tabuleiro demorava aproximadamente 10 minutos. Retire os biscoitos do tabuleiro e deixe arrefecer. 
Repita até terminar a massa.

Depois de frios e com a ajuda de um cortador redondo, corte todas as bolachinhas de forma a ficarem do mesmo tamanho.
Una as bolachas, uma a uma, com um pouco de marmelada e reserve-as.

Para a cobertura de coco proceda da seguinte forma. Aqueça um pouco de geleia (usei de marmelo) de forma a ficar líquida. A quantidade depende do número de casadinhos.
Pegue num casadinho e pincele-o todo com a geleia aquecida e logo de seguida passe-o pelo coco ralado. Disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe secar.

Para os de chocolate. 
Derreta em banho maria, chocolate com 50% de cacau. Passe os casadinhos pelo chocolate, com a ajuda de dois garfos e coloque-os a secar em papel vegetal. Enquanto o chocolate não solidificar, pode polvilha-los com um pouco de amêndoa palitada ou o que mais gostar. 
Espero que gostem.
Bom apetite.

4 comentários: