quinta-feira, 27 de abril de 2017

Pão Pita

Vocês sabem que cá em casa nada se estraga (a não ser que me distraia). Tento ao máximo reaproveitar tudo e algumas vezes até cozinho para sobrar, já com a ideia de gastar as sobras noutras receitas. Acontece-me muito com a carne assada. Quem não gosta de um assado lento, a carne a desfazer, suculenta e saborosa? Eu adoro, mas só somos dois e é complicado assar carne assim, para duas pessoas e apenas para uma refeição. Então o que eu faço é assar sempre um pedaço de carne que sei ser demasiado para duas pessoas mas que me proporciona sobras para outras refeições. 
Gosto muito de sandes de carne assada e até já vos deixei por aqui uma receita (ver aqui). Por vezes, em vez de usar pães ou baguetes, opto por fazer uns deliciosos pães pita e rechea-los com legumes, carne e maionese de alho. Fica uma delícia, é uma excelente forma de gastar as sobras e dá-me um enorme prazer preparar estes pãezinhos.
Querem a receita?



Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de sal fino
- 2 colheres de chá de açúcar refinado
- 2 saquetas de fermento padeiro desidratado
- 50ml de azeite
- 250ml de água morna


Preparação:
Numa taça coloquem a farinha, o açúcar, o sal de um lado e o fermento do outro. Adicionem o azeite e a água morna e envolvam.
Coloquem a massa na bancada polvilhada com farinha e amassem durante 5 minutos. A massa deve deixar de ficar pegajosa, se necessário polvilhe com um pouco de farinha. 
Coloquem a massa na taça, tapem com película aderente e deixem levedar até dobrar de volume. Eu costume colocar as minhas massas que precisam levedar, dentro do forno ou microondas, desligados claro, mas assim não apanham correntes de ar e levedam muito melhor. 

Passado o tempo necessário para a massa dobrar de tamanho, coloquem-na novamente na bancada com um pouco de farinha. Dividam a massa em 10 pedaços iguais e agora chegou aquele ponto que me obrigou a alguma pesquisa, o bolear a massa. Encontrei um vídeo que me ajudou bastante, vejam aqui como bolear a vossa massa.

Deixem descansar por 15 minutos. 
Estendam cada bolinha de massa em forma de disco. 
Coloquem os vossos pães num tabuleiro forrado com papel vegetal e levem ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 5 minutos +/-. 

Depois de cozidos é só abrir e rechearem como mais gostarem.
Bom apetite. 

Nota: foi no blogue da Carla Sousa - O Meu Tempero, que encontrei o video que me ajudou a aprender a bolear a massa, foi uma bela dica ;)

4 comentários:

  1. Nem de propósito! Amanhã vou fazer carne assada! E tenho a certeza que vai sobrar! Vou aproveitar para fazer estes pães Pita! Vou já espreitar o vídeo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já fui ver o vídeo mas fiquei com uma dúvida. No vídeo é usado 1 pacote de fermento para 500gr de farinha, na tua receita usaste 2. Não ficou com gosto a fermento? Pergunto pois geralmente uso 1 pacote para 1kg de farinha, bem sei que são receitas diferentes mas tenho receio que 2 pacotes deixe gosto a fermento. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz mas gosto muito e de vez em quando compro o pão pita!!
    Adorei a sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz pão pita, só comprei uma vez para experimentar! Fiquei fã, mas caseiros devem ser ainda melhores :) Os teus ficaram lindos!
    Sobras de carne assada são deliciosas e tão versáteis :)

    ResponderEliminar