Bolo Mármore para um fim de semana de chuva

Este bolo não era para ser mármore, era para ser um bolo zebra. Aquele que cortamos e está lindo, com as riscas mesmo a lembrar uma zebra. Pois bem, esta é a segunda vez que eu tento e que acabo com um bolo mármore em vez de zebra. Não tendo mesmo porquê mas é sem dúvida nenhuma um bolo que me dá luta. Fiz tudo direitinho, até vi vídeos e fotos do passo-a-passo, mas mesmo assim o resultado final não foi o esperado. Não sei o que aconteceu dentro do forno, mas acabei com um bolo mármore a fugir mais para o chocolate. Uma coisa é certa, o bolo estava uma delícia e por isso eu não podia deixar de partilhar com vocês. Ainda por cima com a chuva toda que está lá fora, o que sabe mesmo bem é ligar o forno e fazer um bolo. 
Agora, em relação às minhas tentativas para fazer um bolo zebra, para já fico-me por aqui. Este deu-me imensa luta, é preciso muita paciência coisa que neste momento anda escassa por estes lados. Mas não desisto, fica na minha lista de bolos a fazer. 
E vocês já experimentaram fazer este tipo de bolo? Correu bem? Se tiverem dicas deixem nos comentários ou por email.
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
- 5 ovos
- 220gr de açúcar
- 300gr de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 170gr de manteiga derretida
- 1/2 chávena de leite
- 65gr de cacau em pó
- 1/2 chávena de água morna
- 1 colher de chá de extracto de baunilha




Preparação:
Ligue o forno nos 180ºC.
Na taça da batedeira coloque os ovos e o açúcar, bata até obter uma mistura espumosa.
Adicione a manteiga e o leite, envolva.
Peneire a farinha com o fermento e envolva na mistura anterior.
Divida a massa em duas parte iguais. A uma delas junte o extracto de baunilha.
Numa pequena taça coloque o cacau em pó e a água morna, envolva bem e junte à outra metade de massa. Assim fica com uma parte de cacau e a outra com aroma de baunilha.
Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha coloque metade da massa de baunilha, por cima metade da massa de cacau, repita com a massa de baunilha e termine com a de cacau.
Leve ao forno até o bolo estar cozido, cerca de 30/40 minutos, mas teste com o palito para saber se o interior está cozido.
Deixe arrefecer e silva polvilhado com açúcar em pó e decorado com raspas de chocolate.
Bom apetite. 

3 comentários:

  1. Eu também já fiz e nunca ficou perfeito! Mas esse não está nada mau! Eu comida duas fatias com muito gosto pois de sabor tenho a certeza que ficou excelente! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca tentei fazer por achar que dá demasiado trabalho para ficar tão bom como um mármore normal. Aliás nem bolo mármore eu fiz, já que esse como sempre feito pela minha mãe! :) O teu, zebra ou não tem óptimo aspecto. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito destes bolos para acompanhar um chá ou café, por vezes também faço mas nunca fica perfeito. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar