sábado, 25 de fevereiro de 2017

Pão de Deus

Este mês o desafio do "A cozinhar com..." regressa e o blogue escolhido foi o blogue da Ana Antunes, Cozinha da Anita. A receita que eu escolhi para reproduzir foi a de Pão de Leite e Pão de Deus, tendo optado apenas por fazer a versão com cobertura. Experimentamos e adoramos. Este Pão de Deus é mesmo abençoado.
Desculpem-me mas ontem não consegui ir ao blogue. Como vos disse foi um dia passado no hospital. Quero também agradecer por todos os comentários, mensagens e emails. A minha avó ficou internada, não sabemos bem até quando pois irá fazer alguns exames para tentarem descobrir o motivo da anemia. Mais uma vez obrigado pelo carinho, acreditem que as vossas palavras foram realmente muito importantes para mim.

Vamos então à receita e continuação de bom fim de semana para todos.




Ingredientes:
- 500gr de farinha
- 100gr de açúcar
- 70gr de manteiga à temperatura ambiente
- 250 ml leite morno
- 25gr fermento padeiro
- 1 pitada sal
- 1 ovo pincelar 

Para a cobertura:
- 100gr de coco ralado
- 100gr de açúcar
- 50gr de manteiga
- 1 ovo


Preparação:
Numa taça coloquem 100gr de farinha o sal, o fermento bem desfeito e 100ml de leite morno. Misturem bem e deixem repousar cerca de 20 minutos.

Eu fiz a minha massa na batedeira, usei o gancho para amassar, mas podem fazer à mão. Na taça do batedor coloquem a restante farinha com o açúcar, o restante leite, a manteiga e acrescenta a massa do fermento. Amassem bem até estar ligado. Trabalhem a massa, quer seja na batedeira, quer seja à mão, até a massa formar um bola e descolar completamente. 
Deixar repousar dentro da taça até dobrar o volume.

Depois de levedar coloquem a massa numa bancada, trabalhem-na um pouco e deem formato, eu optei por fazer um grande mas podem fazer vários pequenos. Coloquem num tabuleiro forrado com papel vegetal. 

Preparem a massa de coco. Para tal basta amassarem todos os ingredientes até estarem bem ligados.
Pincelem o pão de Deus com o ovo batido e por cima coloquem a massa de coco. 

Deixem descansar cerca de 20 minutos.
Levem ao forno, que deve já estar preaquecido a 180ºC, até o pão de Deus estar bem cozido, demorou cerca de 30/35 minutos, porque fiz um pão muito grande e a meio tive de tapar com folha de alumínio.
Antes de servir, polvilhem com açúcar em pó.
Espero que gostem.



2 comentários:

  1. Adoro e nunca fiz!
    Levo a receita!!!
    Nos petiscos da gracinha ... ando às voltas com as laranjas!bj

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de pão de Deus, por acaso não tenho feito! Costumo fazer versão mini (não tão mini, mas individual - tu percebes), mas este grande dá menos trabalho e fica igualmente giro :D

    ResponderEliminar