quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Lombinhos de porco recheados

Sou só eu que já penso nas férias? Ou melhor, que penso no planeamento das férias?
Eu sempre gostei de organizar tudo com tempo, ir reservando, procurando os melhores preços e apontando algumas dicas. Mas em 2014, quando casamos e decidimos conhecer 3 cidades italianas, começamos a preparar tudo em Janeiro para irmos em Julho! Nos dois anos seguintes não fizemos grandes viagens tirando uns dias em Paris em 2015 e outros na Galiza em Agosto de 2016, as restantes viagens foram por Portugal. Então nesses anos eu "deixei andar", não me preocupei com muita antecedência. Mas este ano queremos regressar às viagens. Já decidimos o destino (ou destinos), Praga-Viena-Budapeste. É daquelas viagens que tenho na minha cabeça há bastante tempo e estou com uma enorme vontade de fazer as malas. Mas é daquelas viagens que acho que preciso planear com tempo. Para além das viagens de avião, tenho de tratar de tudo para viajar entre cidades, a moeda não é a mesma, tenho de ver os hotéis e toda uma série de coisas. Ora bem, resolvi pela primeira vez contactar uma agência de viagem (duas aliás) para pedir orçamento e comparar com os valores que eu consigo.O que se passa é que estou à espera. Mas estou à espera há semanas! Parece que os operadores ainda não criaram os pacotes culturais, para praia já há imensa oferta, mas para o lado mais cultural não. E eu fico a pensar, mas serei eu que estou cheia de pressa de marcar férias? Estarei doida? Eu queria ter preços este mês, comparar com aquilo que eu consigo e ver se me compensa tratar de tudo em casa ou comprar o pacote na agência mas não está fácil, desconfio que vou acabar a tratar eu de tudo....


Ingredientes:
- 1 lombinho de porco
- 50gr de queijo feta
- sal q.b.
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de chá de pimenta branca
- 6 fatias de bacon
- 1 limão
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho
- 1 raminho de alecrim
- 100ml de vinho branco


Preparação:
Comece por cortar o lombinho de porco em pequenos medalhões. Com a palma da mão, dê uma palmada em cada um para os achatar um pouco.
Tempere os lombinhos com sal, pimenta, pimentão doce e sumo de limão. Deixe marinar uns minutos.

Com a ponta da faca, no centro de cada lombinho faça um pequeno corte em cruz. Corte o queijo feta em cubos e ponha um cubo em cada lombinho (no corte que fez anteriormente). Embrulhe-os em fatias de bacon.

Aqueça uma frigideira e acrescente um fio de azeite. Coloque os lombinhos a cozinhar em lume médio-alto. Quando o bacon estiver crocante vire-os.
Neste momento acrescente 2 dentes de alho sovados (não precisa descascar, com a ajuda de uma faca sove-os ligeiramente) e um raminho de alecrim. Por fim regue com o vinho branco.
Deixe os lombinhos terminarem de cozinhar e o alcool do vinho evaporar (sempre em lume médio-alto para que os lombinhos por fora fiquem perfeitamente cozinhados e por dentro ligeiramente rosados e bastante suculentos, se preferir a carne bem cozinhada deixe mais tempo e baixe um pouco o lume).
Sirva com batatinhas e regado com o maravilhoso molho que se formou na frigideira.
Bom apetite.

8 comentários:

  1. Gosto muito de lombinho por isso levo a sugestão!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Este ano não pensei nas férias pois já temos o destino decidido. Não vamos para lugares novos. Os meus pais vão fazer férias connosco, pela primeira vez. Por isso achámos por bem ir para um lugar que conhecemos perfeitamente, onde sabemos onde ficar, onde comer, onde ir passear. Desta forma podemos proporcionar-lhes umas férias melhores! Gostei imenso da tua sugestão de hoje! Adoro a combinação de porco com bacon e o feta deve dar um toque diferente mas bem especial! Beijinhos

    Elisabete
    (Cozinha sem Segredos)

    (Não sei porque não estou a conseguir comentar com a minha conta!)

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto ;)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Uma ótima sugestão e que me agrada imenso!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Não Cláudia não és só tu! Eu também já tenho as férias planeadas e praticamente marcadas! Mas sem agências, trato tudo eu que me fica bem mais em conta e mais rápido!
    O lombinho tem um aspecto delicioso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu não viajo para fora há bastantes anos, viajava quando estava com a minha mãe, ainda era pelas agências, mas mais recentemente acho que já tem optado por ser ela a escolher e tratar de boa parte das coisas! Essa foi das primeiras viagens que fiz, já há bastantes anos! É muito bonito!

    Adorei a tua receita :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. hmm.. que delicia.
    https://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que fazes muito bem, consegue-se preços, datas e marcações melhores programando tudo a tempo! É uma pena que a agência ainda não tenha nenhum 'pack' mais cultural, mas é de esperar, o pessoal quer praia e não deve haver tanta saída para o tipo de viagem que queres. De qualquer forma espero que tudo se resolva e que aproveites muito a viagem!
    Os lombinhos ficaram mesmo gulosos, que carne mais apetitosa :)

    ResponderEliminar