terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Húmus com chouriço e tostas de broa

Lembram-se de na semana passada vos ter falado das férias? E lembram-se de vos dizer que ainda não tinha marcado porque pela primeira vez decidimos ter alguns orçamentos de agências de viagens para comparar com os preços que conseguimos através da net? Pois bem, até hoje nada. E como nos fartamos de esperar, já comecei a marcar (até rimei e tudo). Verifiquei que os preços das viagens de avião já subiram de Janeiro para agora e resolvemos tratar de tudo por nossa conta e risco. Não podíamos deixar passar mais tempo e se depois os orçamentos fossem muito altos mas os preços pela internet também tivessem subido muito? Pois que acabou a espera e as dúvidas. Neste momento já compramos as viagens de avião e temos até um hotel reservado (já só faltam dois). São esses os itens que mais nos preocupam, para tudo o resto temos muito tempo. Sinceramente tenho as expectativas no topo! Tenho a certeza que vai ser uma viagem magnifica e vou presentear-vos com imensas fotos! 
Entretanto e porque temos de continuar a comer, trago-vos uma entrada que preparei para um almoço em família e que gostamos muito, húmus com chouriço e tostas de broa de milho. Espero que gostem. 




Ingredientes:
- 500gr de grão-de-bico cozido
- 5 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá (mal cheia) de cominhos
- 1 colher de chá (mal cheia) de pimentão doce
- 2 colheres de sopa de tahini 
- 2 dentes de alho
- água q.b.
- chouriço de carne q.b.
- broa de milho



Preparação:
Escorra o grão-de-bico e passe-o por água. Coloque-o dentro de um processador de alimentos (picador ou liquidificador). 
Adicione, 1 dente de alho esmagado, o azeite, os cominhos, pimentão doce e o tahini (pasta de sésamo). Triture tudo muito bem.
Adicione água em quantidade suficiente para ficar uma pasta homogénea e cremosa, uma chávena ou duas de café deve ser suficiente (atenção que a chávena de café é a mais pequenina!). 
Coloque o húmus num prato de servir.

Entretanto corte a broa de milho em fatias. Raspe com o outro dente de alho e pincele com um pouco de azeite. Leve ao forno, a tostar, a 180ºC.
Corte o chouriço em rodelas e salteie numa frigideira sem gordura até ficar crocante.
Sirva tudo num prato grande, juntamente com azeitonas temperadas ou não (como preferir). É uma entrada muito deliciosa. 
Bom apetite. 

5 comentários:

  1. Curiosa esta receita!
    Vou levá_la!
    Nos petiscos da gracinha há sabir a laranja!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Às vezes mais vale sermos nós a tratar de tudo! Gosto muito de húmus e nunca experimentei com chouriço mas deve ficar super delicioso! Adoro a tua travessa, é uma peça lindíssima! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que petisco tão bom. Mnhamy..... 😋😋
    Beijinho
    Bimby e Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Adoro húmus!
    Esse está com óptimo aspecto com o chouriço!
    Imagino a tentação.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Fizeste bem, se fosses esperar pelas agências podia dar para o torto! Assim sabes que está tudo bem feito e como queres :)
    Bela sugestão! Nunca fiz hummus, mas parece-me um bom petisco :)

    ResponderEliminar