quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Costeletas com laranja e espinafres salteados

Estou a escrever este post e a ouvir a chuva a cair. Eu a pensar que iriamos ter uma folga de alguns dias mas afinal fomos presenteados com mais chuva. 
Precisava mesmo de alguns dias de trégua com sol, pois quero dar uma limpeza na horta e começar a preparar a terra para novas culturas mas assim não está fácil. Também tenho de procurar um horto (ou algo do género) para comprar algumas ervas aromáticas novas. Consegui ficar apenas com a salsa, essa está linda e a "puxar" novas folhas bem fortes. Mas gosto de ter mais ervas e quero ver se encontro em algum sítio de confiança porque o ano passado comprei uns vasinhos num horto mas as plantas já não estavam muito boas e morreram passado pouco tempo (isso ou eu sou uma verdadeira assassina). Já agora, quem for mais conhecedor do que eu é capaz de me ajudar. O que devo colocar na horta em Fevereiro e Março? Não faço ideia de que plantações devo fazer. 
Entretanto deixo-vos uma receita simples, para estes dias de semana e um acompanhamento diferente mas igualmente fácil de preparar. 


Ingredientes:
- 2 costeletas
- sal e pimenta q.b.
- 2 dentes de alho
- azeite q.b.
- 2 laranjas
- 150gr de espinafres lavados
- 1/2 alheira

Preparação:
Tempere as costeletas com sal e pimenta. Adicione um dente de alho bem picadinho e o sumo de uma laranja. Deixe marinar pelo menos 30 minutos.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e cozinhe as costeletas. A meio da cozedura, adicione a marinada e o sumo de outra laranja. Deixe as costeletas cozinharem e o molho reduzir e apurar.

Entretanto, à parte, aqueça outra frigideira com um fio de azeite. Adicione o dente de alho socado e as folhas de espinafres lavadas e secas. Tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe saltear. Como devem saber os espinafres praticamente desaparecem. Eu utilizei 150gr de espinafres já escolhidos, ou seja só as folhas, no fim tinha uma quantidade minúscula :)
Retire os espinafres e limpe a frigideira com papel vegetal. Volte a aquecer e coloque a meia alheira sem a pele. Com uma espátula vá desfazendo a alheira enquanto esta cozinha. Quando estiver quase pronto, volte a adicionar os espinafres e envolva bem.

Se gostar sirva as costeletas com laranja e acompanhe com os espinafres salteados com alheira. 
Bom apetite.

5 comentários:

  1. É verdade, parece que já chove outra vez, sei que faz falta, mas não gosto nada. De plantações não percebo nada, por isso nem te posso ajudar. Quanto a este prato está mesmo apetitoso, cheio de sabores que adoro. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. A sugestão é bem gostosa!
    Veja nas carteiras dos produtos ... a época em que se semeia!
    Na primavera toda a semente agradece um pedaço de terra!
    Em feiras ou em casas de sementes encontra já prontas para plantar!
    Bj

    ResponderEliminar
  3. A chuva parece que agora não dá mesmo tréguas, temos que aguentar. Em relação à tua sugestão, parece-me muito bem e poderia ser o meu almoço amanhã, sem problemas :)
    Quanto à horta, embora a minha experiência seja fraquinha porque só tenho uma tira (embora muito produtiva) junto ao muro, posso-te dizer o que costumo plantar no início de março :) Por aqui colocámos sempre alface, tomate, pimento, alho-francês, espinafres (mas esses estão sempre todo o ano), e depois vamos variando de ano para ano outras colheitas como beterraba, brocolos, couve-flor ou feijão-verde. Como é uma tira de terreno com 1 metro de profundidade, compramos no lidl umas estufas que eles costumam colocar à venda nesta altura para proteger as colheitas do frio que geralmente ainda se faz sentir nas noites de março e assim adiantamos um pouco o crescimento das plantas. Quanto às ervas aromáticas, tenho comprado uns vasinhos no supermercado, umas vezes aguentam-se bem, outras vezes não, acho que é uma questão de sorte ;)
    Beijinhos e bom fim-de-semana ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  4. o toque da laranja deve dar um sabor fantástico á carne.
    em relação as plantações o meu marido já plantou alhos cebolas e mais algumas coisas penso que agora vai plantar tomates e curgetes.
    espero ter ajudado :)
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Felizmente entretanto melhorou e agora está perfeito para as tuas tarefas :D
    Bela sugestão, gosto tanto do sabor da laranja com carne e de espinafres salteados :)

    ResponderEliminar