segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Costeletas com cebola caramelizada e bacon crocante

Foi um fim de semana caseiro mas bastante ocupado. Tratei dos legumes para as saladas que gosto de ter já prontos no frigorífico. Fiz hambúrgueres e almôndegas (desta vez até tive de picar a carne em casa). Fiz 3 bolas de carne, madalenas de laranja, uma sobremesa para o almoço de domingo e croutons. Pelo meio ainda houve compras, arrumações e tratar da roupa, as refeições e mais uma quantas tarefas. Foi mesmo um fim de semana atarefado mas cá estamos nós, prontos para mais uma semana. E vocês, também costumam ter uns fins de semana do género? Adiantam tudo o que podem ou vão fazendo durante a semana?
Começamos assim com uma sugestão que por cá ficou aprovada. Quando tinha umas simples costeletas para cozinhar, que não me apeteciam de forma nenhuma, resolvi prepara-las de forma simples mas com uma espécie de cobertura deliciosa. Gostamos bastante e espero que vocês também gostem.


Ingredientes:
- 4 costeletas de porco
- sal e pimenta branca q.b.
- 1 dente de alho 
- sumo de 1 limão
- 2 cebolas grandes
- um fio de azeite
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- 1 cálice de Vinho do Porto
- 1 pedacinho de bacon (cerca de 70gr-100gr)


Preparação:
Tempere as costeletas com sal e pimenta.
Descasque o dente de alho, pique finamente e adicione à carne. 
Regue com o sumo de limão e reserve.

Entretanto descasque as cebolas, corte em rodelas finas e coloque num tacho com um fio de azeite. Tempere-as com um pouco de sal e pimenta.
Em lume brando, refogue as cebolas uns minutos até que fiquem bem macias e note que começam a mudar de cor. Nessa altura adicione o açúcar e o Vinho do Porto. 
Deixe cozinhar mais uns minutos até o vinho reduzir, a cebola estar cozinhada e com um cor bonita. Rectifique os temperos.

Aqueça bem um grelhador e cozinha as costeletas.
Corte o bacon em pedaços bem pequeninos. Leve ao lume uma frigideira sem gordura e cozinhe o bacon até ficar crocante.

Sirva as costeletas grelhadas com o topping de cebola caramelizada e bacon crocante.
Bom apetite. 

7 comentários:

  1. Ai querida, quase todos os meus fins de semana são assim! Às vezes brinco com a situação e digo que descanso mais durante a semana do que ao fim de semana! Mas na verdade descanso é coisa que tenho pouco! Hoje então estou mesmo exausta! E de olhar para essa tua sugestão até me apetece arrancar cabelos pois o meu jantar vai ser sopa! É o que dá comer no fim de semana mais do que é suposto! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso é que foi um fim de semana bem ocupado. Essas costeletas deviam estar uma delícia e têm um aspecto mesmo bom. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. que belas costeletas e não são umas simples costeletas com essa cebola o bacon e tudo, cheio de sabor mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Quando trabalhava fora aproveitava sempre o fim de semana para tratar do máximo de coisas possíveis, principalmente numa fase em que me levantava por volta das 6 e chegava a casa muitas vezes às 20 ou perto disso, tinha mesmo de ser! Quando há filhos então a organização ainda se torna mais importante!

    Adorei a sugestão! Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Às vezes chega-me a boa vontade e preparo algumas coisas, mas nem sempre! Fizeste bem em adiantar (pelo menos a semana passada, estou atrasada) :P
    Essas costeletas devem ter ficado ótimas :)

    ResponderEliminar