quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Robalo ao sal

Nunca aqui publiquei uma receita de peixe ao sal mas a verdade é que recebo alguns emails com dúvidas sobre esta receita. Acho que muitas pessoas assustam-se com o peixe ao sal mas acreditem, não há motivo para tal. O robalo ao sal (ou o peixe que vocês preferirem) é muito fácil de fazer e, na minha opinião, fica uma verdadeira delícia. O peixe fica no ponto, bastante suculento e muito saboroso. 
Para que tudo corra bem apenas têm de, na altura de comprar o peixe, pedirem para manter as escamas. Pronto é mesmo só isto. Peçam à senhora da peixaria para limpar o interior do peixe e manter as escamas no exterior, desta forma não há como correr mal. 
A última vez que comprei um robalo para fazer desta forma aconteceu-me um episódio bastante caricato, foi quase uma masterclass em pleno supermercado. Fui às compras com a minha mãe (coisa que eu adoro!) e fomos as duas à peixaria do dito hipermercado, quando pedi à senhora da peixaria o meu robalo e frisei a forma como queria que ela o prepara-se, a senhora ficou muito surpreendida e pediu-me para lhe explicar o porquê e a forma como faço peixe ao sal. Foi engraçado porque entretanto chegaram mais clientes e eu dei a explicação mais do que uma vez e pelo meio ainda expliquei a um casal como tirar a película transparente que se encontra sobre a pele da cavala. foi uma manha de compras engraçada.
Agora, como tenho recebido alguns emails com estas dúvidas achei melhor publicar a receita. Muitas pessoas fazem da forma mais básica possível, só o peixe com a camada de sal por cima e forno. Eu gosto de colocar algumas ervas aromáticas. Já experimentei com tomilho-limão, alecrim e salsa e, desta vez, salsa e limão. Gosto de todas as formas e tenho a certeza que se vocês experimentarem também vão gostar. É fácil de preparar e uma forma muito saborosa de comer peixe.
Se mesmo assim ficarem com dúvidas sobre o peixe ao sal (ou outra coisa qualquer) sabem que me podem contactar através do oprazerdacozinha@gmail.com


Ingredientes:
- 1 robalo inteiro (tinha cerca de 800gr e já sabem, manter as escamas, retirar apenas a tripa)
- 1 raminho de salsa
- 1 limão 
- 1kg de sal
- 1 clara de ovo


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa taça coloque o sal e a clara de ovo. Misture bem, a ideia é ficar com uma espécie de areia molhada para que o sal forme uma camada uniforme.
Forre um tabuleiro com papel vegetal, acreditem vale muito a pena, a primeira vez que fiz peixe ao sal não forrei o meu tabuleiro, andei 1 semana a tentar tirar o sal que lá ficou colado.
Coloque 1/3 do sal sobre o papel vegetal. Disponha o peixe por cima e dentro da barriga coloque a salsa e o limão cortado em rodelas. Tape com o restante sal, pressione bem e certifique-se que está bem coberto. 
Leve ao forno durante 30 minutos (o forno deve estar à temperatura de 200ºC).
Passado esse tempo retire o peixe do forno, parta o sal e sirva com batatinhas e legumes cozidos. 
Bom apetite.

3 comentários:

  1. Bello e salutare! complimenti e buon anno!

    ResponderEliminar
  2. Já comi assim e tenho a dizer que adoro a carne do peixe fica bem suculenta e nada seca.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Haha, deve ter sido muito interessante! O pessoal saiu do supermercado com mais uns truques de culinária :P
    Nunca fiz peixe assim, mas acredito que fique muito saboroso. Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar