quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mexilhões com crosta

Não sei se acontece com toda a gente mas comigo acontece. Com este frio a minha vontade de cozinhar desce para valores negativos. É verdade, nem pratos de forno tenho vontade de fazer. Sofro muito mais no inverno do que propriamente no verão. E porquê perguntam vocês? Porque a minha casa é um gelo e (sem exagerar) às vezes acho que está mais quente dentro do frigorífico do que no resto da cozinha. E é horrível porque eu adoro cozinhar. Não é coisa de acontecer durante o inverno todo, é só mesmo nestes dias mais frios, mas a verdade é que isto arrasta-se há imenso tempo! Já de verão não fica muito quente o que me permite cozinhar à vontade. Enfim, tenho de ter paciência e aguardar que as temperaturas subam um pouco, é que se não morrer do frio vou, com certeza, morrer quando chegar a conta da luz. Até tenho medo!
Para chamar o tempo mais quente e lembrar o verão, partilho com vocês a receita de um petisco que fez (e continua a fazer) as nossas delícias. Espero que gostem.


Ingredientes: 
- mexilhões (usei frescos)
- 2 pães duros
- um molhinho de salsa
- 2 dentes de alho
- raspa de um limão
- azeite q.b. 


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180C.
Lave bem os mexilhões e retire-lhes as barbas, é só puxar que sai facilmente.
Aqueça uma panela sem água. Quando estiver quente coloque os mexilhões dentro e acrescente um copo de água para criar vapor. Tape a panela e deixe ao lume até os mexilhões abrirem completamente.
Retire-os da panela e disponha-os num tabuleiro para ir ao forno. Retirei a metade da casca que não tinha mexilhão, pois não fazia grande sentido estar ali.
Num processador de alimentos coloque o pão duro, os alhos descascados, salsa e a raspa de limão. Pique tudo até ficar com um pão ralado mais grosso. Junte um fio de azeite para ajudar a que, com o calor do forno, a cobertura fique mais crocante.
Espalhe por cima dos mexilhões e leve ao forno até ficarem douradinhos.
Experimentei e digam-me se não é um petisco maravilhoso.

Nota: se não quiser usar mexilhões frescos e preferir os congelados não tem trabalho de os lavar e cozer. Deixe os mexilhões descongelar, escorra qualquer água que possam largar, coloque no tabuleiro e proceda da mesma forma.

Bom apetite.

3 comentários:

  1. Que bonita apresentação ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  2. Eu vou cozinhando de forma mais ou menos uniforme, acho que até aqueço um bocadinho quando estou a fazer alguma coisa na cozinha :P
    Esta receita é perfeita para lembrar o Verão, nunca fiz mexilhões assim mas devem ser um petisco de comer e chorar por mais :D

    ResponderEliminar