quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Barrinhas de frutos vermelhos e crumble

Comecei o ano motivada, com forças e vontade de lutar por todos os meus sonhos. Disse-vos que queria encarar este ano com todo o optimismo com toda a esperança, mas não se tinham passado nem 48 horas desde que o novo ano começou e eu já tinha levado uma "bofetada" da vida. Eu já sabia que o ser humano consegue ser muito mau, mas quando a maldade vem de um familiar tão próximo as feridas doem ainda mais. E não foi propriamente comigo, mas é como se fosse, porque quem faz mal aos meus pais está a fazer-me também a mim. Eu sei que não me posso ir abaixo logo no início e acreditem que comecei o ano mesmo muito motivada mas quanto mais conheço do ser humano mais gosto dos animais. Mas temos de erguer a cabeça, enfrentar as adversidades e focar nas coisas e nas pessoas boas (repito isto ao espelho vezes e vezes sem conta numa tentativa de me convencer a mim própria). 
Com tudo isto sinto-me a precisar de um doce, por isso não podia ser outro o tipo de receita a partilhar hoje. Vamos a um docinho, porque amarga já é a vida.


Ingredientes:
Para a base:
- 150gr de farinha de trigo
- 50gr de açúcar mascavado
- 60gr de manteiga
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de água fria

Para a cobertura:
- 100gr de manteiga
- 150gr de farinha sem fermento
- 100gr de açúcar mascavado 
- 50gr de flocos de aveia
- 50gr de amêndoas picadas grosseiramente

Recheio:
- 1 frasco de compota de frutos vermelhos (utilizei caseira)


Preparação:
Numa taça coloque todos os ingredientes. Amasse bem até ficar homogéneo. Se a massa estiver muito seca adicione um pouco mais de água fria. 
Unte um tabuleiro pequeno com um pouco de manteiga ou forre com papel vegetal. Coloque a massa e com os dedos vá espalhando até forrar todo o tabuleiro com ela.
Coloque no forno que deve estar pré-aquecido a 180ºC e deixe cozer durante 15 minutos.

Entretanto prepare a cobertura.
Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a aveia e as avelãs. Misture tudo com as mãos.
Adicione a manteiga (que deve estar fria) cortada em cubos.
Envolva os ingredientes com as pontas dos dedos e muito calmamente até obter uma espécie de areia grossa.

Retire o tabuleiro do forno. coloque a compota de forma a cobrir toda a massa. Por cima polvilhe com o crumble.
Coloque no forno até ficar bem douradinho.
Retire, deixe arrefecer completamente e só depois corte em barrinhas.
Polvilhe com um pouco de açúcar em pó e sirva.
Bom apetite.


4 comentários:

  1. Tem óptimo aspecto...adoro =)
    Beijinhos**

    http://anaandstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo. A vida tem-me ensinado muito nesse aspeto. Já diz o ditado, antes sozinho que mal acompanhado. Ainda outro dia dizia ao meu marido que este ano quero focar-me cada vez mais nos meus e dar a alguns apenas a importância que merecem que, nalguns casos, é pouca ou nenhuma. Acho que ainda não te tinha desejado um bom ano. Espero que esse tenha sido apenas um pequeno percalço e que daqui em diante corra bem, tenhas muita saúde e consigas realizar todos os teus sonhos, ou pelo menos os mais importantes (sabes do que falo). Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Ainda por estes dias disse precisamente isso ao meu marido, cada vez mais gosto de animais. A sério. Continuo a querer acreditar no lado bom das coisas, da vida e das pessoas. Mas sei que as pessoas são complicadas, más muitas vezes...é assustador. Viver é aprender e temos mesmo de aprender a lidar com as coisas da melhor forma possível para não sofrer em demasia...mas é complicado. Amanhã será um dia melhor. Acredita sempre.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho muita pena que tenha acontecido algo tão mau, especialmente provocado alguém tão próximo (e dirigido a pessoas tão próximas)... Espero que seja a única coisa negativa durante pelo menos uns tempos, ninguém merece começar o ano assim! :/
    As tuas barrinhas ficaram uma delícia, crumble e frutos vermelhos combinam na perfeição :)

    ResponderEliminar