quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Vamos Preparar o Natal 2016 X - Tronco de Natal

A apenas 3 dias da ceia de Natal, acho que é a altura certa para partilhar com vocês o meu tradicional Tronco de Natal. Este bolo nunca falha na nossa consoada. Comecei a fazer esta iguaria talvez há uns 8 anos e toda a gente o adora. Uma base fofa tipo pão de ló, um recheio de creme pasteleiro e uma cobertura de chocolate, estes três elementos combinados fazem as delícias de todos cá em casa.
Sei que muitas pessoas acham que é muito trabalho para fazer no dia 24 mas eu tenho uma dica para vocês. No dia 23 façam o creme pasteleiro, deixem arrefecer e guardem no frigorífico. Façam também a ganache de chocolate e processam de igual forma. O creme fica pronto a usar, apenas têm de aquecer um pouco a ganache (no microondas uns segundos) mas mesmo muito pouco porque querem que ela fique trabalhável não líquida. Assim, no dia 24 só têm de preparar a massa da torta e montar o vosso Tronco de Natal. Tenho a certeza que se experimentarem nunca mais vão comprar.


Ingredientes para a torta:
- 10 ovos
- 300gr de açúcar
- 250gr de farinha
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio

Ingredientes para o creme:
- 250ml de leite
- 3 gemas
- 100gr de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- casca de limão
- 1 pau de canela

Ingredientes para a ganache de chocolate:
- 200gr de chocolate negro de boa qualidade
- 100ml de natas


Preparação da torta:
Numa tigela coloque os ovos, a pitada do sal e o açúcar. Bata tudo com a batedeira durante uns 10minutos. Até estar um creme clarinho e bastante leve. 
Peneire a farinha, o bicarbonato e o fermento e adicione sem bater. Com movimentos muito suaves, para envolver bem mas não perder o ar.

Divida a massa para dois tabuleiros rectangular forrados com papel vegetal e leve ao forno que já deve estar quente a 180ºC. No meu forno reparei que demora uns 10 minutos. Mas espete um palito e se vir que está crua mas já tem cor, tape com papel de alumínio e deixe cozer mais um pouco.

Retire um tabuleiro do forno e desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar. Barre bem com o creme pasteleiro e enrole pelo lado do comprimento do tabuleiro. Reserve esta torta.
Retire o outro tabuleiro do forno, e faça da mesma forma. Desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar e barre com o creme pasteleiro. Reserve um pouco de creme para dar uns retoques no final.

Preparação do creme pasteleiro:
Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Reserve.

Preparação da ganache:
Leve um tachinho ao lume com as natas até estas estarem quentes. Adicione o chocolate partido em pedacinhos e mexa até o mesmo se derreter e ficar com um creme rico. Deixe a ganache arrefecer um pouco.

Monte o seu tronco.
Eu faço duas torta, uma para o "corpo" do tronco e a outra para aqueles bocadinhos que dão a forma ao tronco.
Então coloque uma das tortas no prato em que vai servir. Apare as pontas diagonalmente para ficar um acabamento mais bonito. A outra torta corte em pedaços. No caso do tronco da foto, cortei em dois pedaços. Coloque um de cada lado da outra torta, mas um numa ponta e o outro noutra.
Cubra todo o tronco com a ganache de chocolate. Este é um processo que requer alguma paciência. Faça-o com calma e cubra bem todo o tronco. Com um garfo, faça uns "riscos" no tronco para das um efeito de casca de madeira. As pontas do tronco em termino com o creme que reservei, na minha opinião fica mais bonito.
Decorem a gosto.

2 comentários:

  1. Um excelente aspecto!!! Gosto muito. bjinhos e Bom Natal!

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fiz um tronco de Natal, já tenho pouco jeito para tortas, imagino se tentar fazer uma coisa assim :P Mas o teu ficou perfeito :D

    ResponderEliminar