segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Vamos Preparar o Natal 2016 VIII - Sonhos

Nesta altura do ano fazemos dezenas de dúzias de sonhos. Sim é verdade. Junto-me com a minha mãe e fazemos dúzias e dúzias destes bolinhos fritos passados por açúcar e canela. Por isso, nunca faltam sonhos na nossa consoada. 
Apesar de ser uma receita que já está no blogue, quase todos os anos por esta altura a partilho. A justificação é simples, não há docinho que me lembre mais o Natal do que os sonhos. Lembro-me de ser criança e ver a minha avó a amassa-los. A saúde já não lhe permite fazê-lo mas a minha mãe arregaçou as mangas e chamou a si esta tarefa. Agora eu também já o faço. É, por isso, uma receita de família e uma tradição de Natal. Como o meu blogue é como se fosse a minha cozinha virtual, também por aqui voltam a haver sonhos.
Espero sinceramente que experimentem pois não se irão arrepender.


Ingredientes:
- 500ml de água
- Casca de limão
- Sal q.b.
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga
- 500gr de farinha
- Açúcar e canela q.b.
- 4 ovos + 3 gemas
- Óleo

Preparação:
Leve ao lume um tacho com a água, o sal, a manteiga e a casca de limão.
Entretanto peneire a farinha, para que esta não tenha grumos.
Quando a água ferver, retire a casca de limão e adicione a farinha, mexa sempre até a massa formar uma bola e descolar do tacho.

Coloque a massa a arrefecer para a trabalhar. Pode amassa-la à mão ou, se tiver um batedor forte, amasse-a nele. Poupe os seus braços pois são valiosos.
Coloque então a massa na tigela do batedor e adicione 3 ovos inteiros. Comece a bater. Quando os ovos estiverem envolvidos adicione outro ovo e as gemas. Bata bem até a massa ficar homogénea.

Leve ao lume um tacho com óleo abundante e deixe-o aquecer. Coloque colheradas de massa e deixe-as fritar em lume brando, lentamente para os sonhos abrirem e ficarem bem fritos.
Passe-os depois por açúcar e canela.
Bom apetite.

3 comentários:

  1. Assomigliano ai churros che ho mangiato a Siviglia e che ho adorato!!! Squisiti!

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou experimentar fazer uns este ano! Os teus deixaram-me a salivar :)

    ResponderEliminar