quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Vamos Preparar o Natal 2016 VI - Mix Macaroons de Natal

Hoje trago-vos mais uma sugestão para um presente caseiro, um mix para macaroons. Mas antes de passar à preparação deste mix e à receita em si quero explicar-vos a diferença entre macaroons e macarons. Os macarons são aquelas bolachas muito delicadas, coloridas, feitas à base de merengue e com farinha de amêndoa. Os macaroons, por sua vez, não são nada delicados. É uma massa feita à base de coco ralado, leva claras de ovos mas estas não são batidas mas sim envolvidas nos ingredientes secos. Os macaroons assemelham-se imenso aos nossos coquinhos. 
Posto isto vamos à preparação. Eu confesso-vos que gosto muito destes mix, são engraçados e ficam bem dentro dos cabazes. Convém sempre saber se a pessoa que o vai receber gosta de preparar doces em casa! Ahh e nunca se esqueçam de juntar um bonito cartão com a descrição da preparação da receita.


Ingredientes: (para 1 frasco de mix)
- 120gr de coco ralado
- 120gr de açúcar
- 40gr de farinha de trigo
- uma pitadinha de sal fino
- 60gr de amêndoa torrada (eu usei picada grosseiramente, podem usar palitada)
- 60gr de arandos secos cortados em pedaços (podem substituir por cerejas cristalizadas)

Preparação: 
No fundo do frasco coloquem o coco ralado, a seguir o açúcar, depois a amêndoa, a farinha com a pitadinha de sal e terminem com os arandos secos.
Coloquem tudo com imenso cuidado para que os ingredientes mais pesados não afundem e assim ficamos com um frasco todo catita.
Depois é só decorar com uma etiqueta e uma fita.



Preparação dos Macaroons de Natal:
- 1 frasco de mix
- 3 claras de ovo

Numa taça coloquem o conteúdo do frasco. Adicionem as claras de ovos e envolvam com uma colher de pau ou um garfo. Posteriormente poderão ter de envolver à mão.
Disponham pequenas quantidades de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC até estarem douradinhos.



3 comentários: