quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Sugestões para Passagem de Ano - Charlotte de Chocolate

O ano passado para a nossa mesa da Passagem de Ano preparei uma deliciosa charlotte de chocolate que estava mesmo uma delícia. Infelizmente as fotos ficaram miseráveis, sem luz nenhuma e parece que têm textura. As malditas fotos não fazem mesmo justiça à charlotte. Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) os dias 24 e 31 de Dezembro são sempre muito corrido. Começo muito cedo na cozinha e a manha até corre bem mas de tarde a coisa descarrila e é um problema. Quando vou para tirar as fotos não presto atenção e seja o que Deus quiser. Desta vez Deus quis que eu ficasse com umas fotos horríveis e agora tenho de vos apresentar uma receita magnífica com uma foto que é uma porcaria. Estou mesmo chateada com isto.
Mas voltando à charlotte, se gostam de chocolate eu garanto-vos que esta é a receita certa para vocês, é deliciosa e vai fazer a vossa mesa brilhar. 
Vamos à receita e tentem abstraírem-se da foto.
A mesma receita mas em vez dos palitos de la reine usei rolinhos wafers e por isso não os embebi na mistura de Vinho do Porto e sumo de laranja

Ingredientes:
- 300g de chocolate uso com 50% de cacau - 50gr de manteiga
- 1 colher de sopa de café instantâneo ou um expresso forte - 3 gemas
- 5 claras - 7 folhas de gelatina - 75gr de açúcar em pó - 2 colheres de sopa de Vinho do Porto
- sumo de 1 laranja
- uma embalagem de Palitos de la Reine 

A versão que fiz no ano passado para a nossa mesa de Passagem do Ano

Preparação:
Parta o chocolate em pedaços e junte a manteiga, o açúcar e o café (seja o instantâneo ou o expresso). Coloque tudo num tachinho e leve ao lume brando até derreter.
Numa taça com água fria colocar as folhas de gelatina para hidratarem. Quando estiverem, escorra-as e junte ao chocolate derretido. Mexa bem para as folhas de gelatina dissolverem. 
Em outra taça coloque as gemas e bata com uma vara de arames. Adicione a mistura do chocolate e envolva bem até estar misturado.
À parte bata as claras em castelo bem firme (eu costumo adicionar sempre uma pitadinha de sal) e envolva na mistura anterior, sem bater para não perder o ar.

Misture o Vinho do Porto com o sumo da laranja. Esta mistura é para humedecer os biscoitos, podem usar rum e café se preferirem. Os biscoitos, eu uso os Palitos de la Reine da Du Bois de la Roche, mais largos e que parecem uma esponja, são os meus favoritos para esta receita. 
Coloque um aro daqueles das formas de fundo amovível sobre um prato, passe os biscoitos pela mistura e coloque-os à volta do aro. Deite o preparado de chocolate e leve ao frio até solidificar.
Antes de servir, retire o aro com cuidado (o melhor é passar a ponta da faca a toda a volta para descolar a charlotte), decore com morangos e uma fita bonita. Polvilhe com um pouco de açúcar em pó e está pronto.

2 comentários:

  1. Adorei esta sugestão!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu achei que ficou muito gulosa, apesar de tudo! Nunca fiz essa sobremesa :)

    ResponderEliminar