quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Folhado de Doce de Ovos e Coco

Sabem quando vos apetece uma sobremesa a meio da semana e o tempo é pouco? Mas mesmo assim precisam de algo que vos acalme a gula? Num destes dias era assim que eu estava, tinha uma vontade enorme de comer algo doce mas tinha muito pouco tempo, pois já tinha o jantar quase pronto. Foi então que me lembrei de uma caixa com doce de ovos que tinha congelado, quando tenho muitos ovos e algum tempo disponível, gosto de fazer este doce e congelar. Não podia ser mais prático, tinha uns quadrados de massa folhada congelada e com o doce de ovos preparei a nossa sobremesa. 
Muito fácil, rápido e para quem gosta de massa folhada crocante e um creme rico, esta sugestão é divinal.


Ingredientes:
- 2 quadrados de massa folhada
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- açúcar em pó q.b.
Doce de ovos
- 150ml de água
- 150gr de açúcar
- 6 gemas
- 1 pau de canela
- casca de limão


Preparação:
Corte cada quadrado de massa folhada em duas partes, de forma a ficar com quatro rectangulos. Disponha a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloque outra folha de papel vegetal e um tabuleiro para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a massa folhada estar cozida e bem douradinha.

Prepare o doce de ovos:
Leve ao lume um tacho com a água, o açúcar, o limão e a canela. Deixe ferver e formar assim uma calda (uns 4 minutos são suficientes). Depois de pronta, deixe arrefecer um pouco e retire o pau de canela e o limão.
À parte bata ligeiramente as gemas. 
Adicione a calda em fio e mexa sempre para não ficar com ovos mexidos.
Leve depois ao lume até engrossar, sem nunca parar de mexer. Retire e reserve.
Eu não usei este doce de ovos todo, usei nem metade talvez. A essa parte de creme adicionei o coco ralado e misturei bem. O coco espessou o creme, deu-lhe outra textura e um sabor mais exótico. Gostamos bastante.
Quando a massa estiver fria, coloque creme em dois rectangulos e cubra com os restantes. Polvilhe com açúcar em pó e está pronto a servir.
Bom apetite.



Entretanto os preparativos para o Natal continuam. As prendas de compra estão quase todas, principalmente para os adultos. Confesso que me perco muito mais com as crianças. O Natal é mesmo delas e tento ser cuidadosa na escolha das prendas. Hoje deixo-vos algumas sugestões de brinquedos que me agradam bastante, a maioria pela sua função didática. As imagens abaixo redireccionam para outro site onde podem encontrar estas e muitas outras sugestões.
Parceria de conteúdo editorial complementar

5 comentários:

  1. Este é aquele tipo de doce que me traz recordações dos tempos de infância quando esperava ansiosamente a chegada do padeiro para que a minha tia me comprasse uma almofada ou um lenço (guardanapo)! Antes de ir de férias deu-me desejos de comer um folhado com doce de ovos mas fui resistindo. Depois nas férias comi outras coisas e este doce ficou para trás! Quando regressei de férias continuava a apetecer-me o folhado! Mesmo assim tentei resistir mas depois não deu mais pois estava a compensar noutras coisas! Comi o folhado, soube-me pela vida e nunca mais me apeteceu! Mas agora ao olhar para esses acho que me apetece novamente! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro folhados, sejam doces ou salgados, claro prefiro os doces :D, esse está simples e maravilhoso mesmo como gosto nada de complicar.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Ai que me perco neste folhado...
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar