segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Salada de Pato

Num destes dias tinha um magret de pato no congelador e poucas ideias sobre o que fazer com ele. Lembrei-me de ter visto, há bastante tempo atrás, uma receita no blogue da Joana Roque que me agradou bastante. Inspirei-me nela e fiz as alterações ao meu gosto. Ficou uma saladinha deliciosa regada com um vinagrete muito bom.


E falando em pato. Já viram os frescos deste mês em destaque no site do Continente? É verdade o pato está entre os quatro alimentos em destaque. Mas temos ainda a abóbora, a maçã e a cavala. 
O Continente disponibiliza-nos um site com imensas curiosidades, dicas e receitas dos quatro frescos em destaque. Para tal apenas têm de seguir as imagens abaixo e descobrirem tudo sobre os produtos em destaque.
Ingredientes:
- 1 magret de pato
- batatinhas pequenas a gosto (usei cerca de 250gr)
- azeite q.b.
- 1 dente de alho
- 10 tomatinhos cereja
- sal e pimenta a gosto
- 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
- 1 colher de chá de mostarda de Dijon
- 1 colher de chá de mel
- sumo de meio limão
- salsa picada q.b.

Preparação:
Comece por descascar as batatinhas, corte-as ao meio e coloque numa assadeira. Tempere com sal, regue com azeite e adicione o alho picado. Leve ao forno a 200ºC até estarem cozidas.

Entretanto dê golpes na pele do pato com uma faca afiada. Tempere o magret com sal e pimenta e cozinhe-o numa frigideira bem quente, primeiro com a pele virada para baixo até ficar douradinha e depois do outro lado. Normalmente o pato quer-se ainda um pouco rosa pelo meio, eu sou da opinião que cada pessoa deve saber como prefere, por isso, se preferirem bem passado podem levar o pato ao forno uns 5 minutos, se preferirem rosadinho cozinhem menos tempo. Deixe o pato repousar um pouco e depois corte em fatias.

Numa travessa coloque as batatas assadas. Por cima disponha as fatias de peito de pato e os tomatinhos cereja bem lavados e cortados ao meio.
Prepare o vinagrete misturando num frasco o azeite virgem extra, a mostarda, o mel, o sumo de limão, sal e pimenta. Retifique os temperos e regue a salada com ele.
Termine com salsa picada.
Bom apetite.


6 comentários:

  1. Fiquei cheiinha de fome só de olhar! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! ehehehe
      Beijinhos
      Cláudia Ralha
      http://www.oprazerdacozinha.com

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Fica mesmo boa e os olhinhos também gostam ;)
      Beijinhos
      Cláudia Ralha
      http://www.oprazerdacozinha.com

      Eliminar
  3. Ficou bem apetitosa com tanta cor!!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro pato e adoro vinagrete! Que maravilha :D

    ResponderEliminar