quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Gelado de Baunilha com Frutos Vermelhos (inteiros e em molho)

Este verão perdi-me com os gelados caseiros. Desta vez não comprei nem o básico gelado de baunilha. Já vos ensinei aqui como fazer um delicioso gelado de baunilha que não precisa de máquina, foi um dos Back to Basic pós férias (ver aqui), mas volto a repetir a receita, desta vez mais completa, com uma deliciosa guarnição que fez as nossas delícias. Acreditem que fiz mesmo vários gelados este ano, de muitos sabores diferentes e não sei qual o meu preferido, mas sei uma coisa, estou apaixonada por este fantástico mundo dos gelados caseiros. 
Espero que gostem da minha sugestão e principalmente que experimentem, é tão fácil de fazer e tão deliciosa.


Ingredientes: (para o gelado)
- 4 ovos
- 100gr de açúcar
- 300ml de natas
- 1 vagem de baunilha 
- sumo de meio limão

Para o molho de frutos vermelhos:
- 150gr de frutos vermelhos (podem usar congelados)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- sumo de meio limão

Para a decoração:
- 150gr de frutos vermelhos
- folhas de hortelã a gosto


Preparação:
Comece pelo gelado.
Separe as claras das gemas. Com o batedor, bata as claras até começarem a fazer espuma. Nessa altura adicione o açúcar, aos poucos e sempre a bater. Queremos obter um merengue bem firme e brilhante. Nessa altura adicione as gemas e envolva ao de leve. Reserve.

Numa taça coloque as natas que devem estar bem frias. Abra a vagem de baunilha a meio, raspe as sementes e adicione às natas. Adicione o sumo de limão e bata até as natas ficarem firmes.
Misture os dois preparados, suavemente para obter um creme bem leve. Coloque a mistura numa caixa hermética e congele. Não precisa de máquina de fazer gelados pois é uma mistura com muito ar, pode colocar assim mesmo no congelador.

Para o molho de frutos vermelhos, coloque os frutos num tacho, adicione o açúcar e o sumo de limão.
Leve ao lume para os frutos cozinharem e formar um molho. Vá mexendo bem e esmague alguns frutos conforme ficam cozidos. Demorou cerca de 10 minutos a ficar pronto.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente antes de montar o gelado.

Montagem:
Coloque alguns frutos vermelhos nos copos, uma colher de molho, uma bola de gelado. Coloque mais molho, mais frutos vermelhos, outra bola de gelado e um pouco mais de molho. Decore com folhas de hortelã.
Delicie-se.


2 comentários:

  1. Um gelado muito saboroso. :)
    Beijinho!!!

    Bimby & SAbores da Vida

    ResponderEliminar
  2. A apresentação desse gelado está mesmo especial! Dá vontade de fazer um geladinho caseiro assim :)

    ResponderEliminar