quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Bolo de chocolate com frutos vermelhos

Hoje é quarta feira, estamos a meio da semana e sinto que precisamos de um docinho. Concordam comigo? Como cá em casa só somos dois, acabo sempre a preparar bolos pequeninos, desta forma não comemos demasiado bolo mas também não deito bolo ao lixo. Por isso, a receita que vos trago hoje é pequenina, perfeita para não desperdiçar comida. E o mais importante, é um bolo de chocolate, exactamente aquilo que preciso neste momento! 
Vamos lá à receita.


Ingredientes (para dois bolinhos):
- 2 ovos 
- 100gr de chocolate negro com pelo menos 50% de cacau
- 50gr de açúcar mascavado
- uma pitada de sal
- 50gr de manteiga + um pouco para a forma
- 50gr de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento em pó
- amoras e framboesas q.b.


Preparação:
Parta o chocolate, adicione a manteiga e derreta ambos. Pode fazê-lo no microondas ou em banho maria. Quando estiver derretido e com um creme homogéneo, adicione uma pitada de sal e envolva.
À parte, bata os ovos com o açúcar até começar a fazer espuma. Adicione a farinha peneira com o fermento e envolva bem. Por último junte o chocolate derretido e volte a envolver.
Unte a forma com manteiga. Esta massa dá um bolo pequenino, por isso usei uma forma de bolo inglês pequenina que comprei na Metalúrgica. 
Leve o bolo ao forno que deve estar pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozinhar, mas desligue-o ainda um pouco húmido no centro, nós gostamos mais dele assim.
Fica uma delícia.


5 comentários:

  1. Uma maravilha!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho formas mais pequenas para quando quero fazer assim uns doces e não desperdiçar muito, esta receita parece-me tão bem para isso. O bolo tem um aspecto mesmo guloso :-) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Precisamos sempre de bolo de chocolate! :D Esse com frutos vermelhos deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar