A minha versão de fish and chips

Acho que toda a gente (ou quase toda a gente) sabe o que é fish and chips. Não é nada mais, nada menos do que uma receita de peixe frito envolvido em polme e acompanhado por batatas fritas. Mas é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia do Reino Unido e também muito apreciado na Austrália e na Nova Zelândia. 
Eu hoje trago-vos a minha versão, algo mais saudável mas igualmente delicioso e fácil de preparar. Por cá foi um sucesso e é para repetir. Vamos à receita?


Ingredientes:
- 4 medalhões de pescada
- 400gr de batatas novas
- 1 couve coração
- 1 limão
- sal e pimenta branca q.b.
- azeite q.b.
- azeitonas a gosto


Para o vinagrete:
- 3 colheres de sopa de azeite virgem extra
- 2 colheres de sopa de vinagre de cidra
- 1 colher de sopa de mel
- 1 dente de alho picado
- flor de sal e pimenta q.b.

Preparação:
Lave muito bem as batatas com a casca. Coloque-as inteiras a cozer numa panela de água temperada de sal. Após ferver, deixe cozinhar apenas 4 minutos. Retire as batatas da água e deixe-as arrefecer um pouco até conseguir cortá-las ao meio.

Tempere o peixe com sal, pimenta, a raspa e o sumo do limão. Reserve.
Lava bem a couve coração e corte-a numa juliana não muito fina. Leve ao lume em água temperada com sal. Vamos só bringir a couve, para isso quando ferver deixamos cozer 2 minutos e escorremos a couve imediatamente.

Eu tenho um grelhador, tipo chapa mas de colocar em cima do fogão. É fácil de usar e de lavar. Adoro-o.
Então o que eu fiz foi aquecer esse grelhador com um pouco de azeite e colocar as batatas até ficarem com uma cor bonita e crocantes. A meio tempere com um pouco de pimenta branca.
Quando as batatas estiverem prontas, retire-as e reserve. Cozinhe o peixe no mesmo grelhador, durante poucos minutos para não ficar demasiado seco.
À parte, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Salteei a couve e tempere com um pouco de pimenta.

Para o vinagrete é só colocar todos os ingredientes numa taça e mexer muito bem. Tenha em atenção que o alho deve estar bem esmagadinho para não ser desagradável. Rectifique sempre os temperos.
Sirva a couve salteada, as batatas crocantes e peixe regado pelo vinagrete e termine com azeitonas.
Bom apetite.