quarta-feira, 20 de julho de 2016

Gelado de Chocolate

Verão pede gelados e cá em casa agradecemos. Tenho uma máquina de fazer gelados e o ano passado só a usei duas vezes. Este ano já foram umas quantas e estou a adorar. Gosto bastante dos gelados caseiros, de adoça-los a meu gosto e dar-lhes o sabor que mais me apetecer. Tenho feito descobertas fantásticas, neste mundo dos gelados caseiros.
E vocês, já experimentaram fazer gelados em casa?


Ingredientes:
- 150gr de açúcar
- 60gr de cacau em pó
- 30gr de amido de milho
- 350ml de leite
- uma pitadinha de sal
- 4 gemas
- 100gr de chocolate 70% de cacau
- 50gr de manteiga
- 200ml de natas
- algumas gotas de sumo de limão


Preparação:
Numa taça coloque o açúcar, o cacau, o amido de milho e o sal. Adicione as gemas e bata tudo. 
Aos poucos adicione o leite e mexa bem.
Coloque a mistura num tachinho e leve ao lume até começar a borbulhar e engrossar um pouco. Nessa altura retire do lume e junte a manteiga e o chocolate partido em pedaços. Mexa bem até ambos derreterem e formar um creme homogéneo, o calor residual deverá ser o suficiente para tal acontecer, mas se não for leve um pouco ao lume.
Deixe arrefecer completamente.
Bata as natas com o sumo de limão e o açúcar até ficarem bem presas. Envolva o creme de chocolate.

Se tiver máquina de fazer gelados, coloque o creme na máquina e siga as instruções. Se não tiver, coloque-o numa caixa e ponha-o no congelador. Terá de ir mexendo, de hora em hora, durante a sua solidificação, para evitar que se formem cristais de gelo e possa obter assim um gelado bem cremoso.

Sugestão: Sirva-o com morangos frescos e aqueles canudinhos crocantes, os da imagem tinham recheio de avelãs.
Bom apetite.


2 comentários:

  1. Olha, hoje à tarde fiz um gelado! Eu nunca compro gelados! Fiz pela primeira vez há 3 anos! A minha mãe fazia duas qualidades quando eu era miúda e eu adorava! Por isso um dia resolvi começar a fazer outros sabores e resultou! Acabei por fazer para a festa de anos dos miúdos e foram um sucesso, no final todos queriam receita! Este ano voltei a repetir a proeza! É certo que, dependendo dos sabores e dos ingredientes, por vezes não saem mais baratos que os de compra, mas podemos fazer os sabores que quisermos e sabemos exatamente o que leva! Não tenho máquina de gelados, faço sempre de forma artesanal. Já pensei investir numa mas não sei se compensa, principalmente porque a cuba costuma ser demasiado pequena. Vou experimentar essa tua versão de chocolate que me parece ser maravilhoso! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa também se fazem gelados e este ano não tenho parado, as ideias tendem a fervilhar e não consigo deixar de os fazer :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar