sexta-feira, 3 de junho de 2016

Brownies de Chocolate com Molho de Frutos Vermelhos

Esta semana foi mais paradita aqui pelo blog. Mas a minha cozinha esteve mais calma e sinto que cozinhei muito pouco, mas isso tem uma explicação. Há uns tempos que andava com dores de dentes, começou algo muito ligeiro e foi aumentando, mas confesso que fujo muito de ir ao dentista. Não digo que tenho medo, mas há ali algo que me deixa tão desconfortável que vou mesmo só quando preciso fazer algo indispensável (limpezas e de vez em quando fazer um checkup). Então andei a adiar e pelo meio tomei uma caixa de Clonix e 30 comprimidos de Brufen600. Até que terça cheguei ao meu limite, porque até quem não gosta de ir ao dentista tem o seu. Passei a tarde fora e apanhei muito calor, no final do dia não aguentava de dores. Eram horríveis, doía-me todo o lado direito da cara, a garganta, a cabeça e o ouvido e, não havia medicamento que me ajudasse. Para terem uma ideia eu tomei um Brufen 600 às 15h e duas cápsulas de Clonix às 19:30 (não façam isto em casa por favor), mas eram 23:30 quando as dores começaram a abrandar após aplicar gelo na cara, lavar os dentes e bocejar com Hextril. Consegui uma consulta no dentista para a Quarta feira e lá fui. O que eu tinha (e ainda tenho) são dois dentes do siso a porem-me louca. Um deles foi logo arrancado no dia mas o outro ainda está a nascer, como não tem espaço suficiente, empurra todos os outros e é isso que me provoca as dores. Saí do dentista com menos um dente, antibiótico e consulta marcada para na próxima semana fazer o parto do teimoso. A "dieta" recomendada é à base de coisas frias, gelados, iogurtes, frutas frescas, bebidas frias, daí que a minha cozinha esteve parada e blog também, porque eu nem paciência tinha para escrever. 
Agora já posso comer normal, embora ainda seja aconselhado comer gelados (e eu muito chateada com isso ehehehe)de vez em quando para arrefecer a zona de onde o dente foi extraído. 
Foi uma semana mesmo chata mas felizmente já me sinto melhor, o medicamente está a fazer o seu efeito e na próxima semana tudo ficará bem com certeza. Vou aproveitar o fim de semanapara fazer algumas tarefas que ficaram de lado e experimentar uma ou outra receita nova e partilhar com vocês. Hoje deixo-vos com uns deliciosos brownies de chocolate com molho de frutos vermelhos, uma verdadeira tentação. 
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
- 200gr de manteiga
- 100gr de chocolate negro 70% cacau
- 100gr de cacau em pó
- 2 ovos
- 1 e 1/2 chávenas de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 150gr de farinha de trigo
- manteiga + farinha para tabuleiro


Preparação:
Comece por ligar o forno nos 180ºC.
Derreta a manteiga juntamente com o chocolate negro até ficar um creme homogéneo. Junte o açúcar, o sal e o cacau em pó e envolva bem.
Adicione a essência de baunilha e os ovos. Por fim envolva a farinha.
Unte um tabuleiro (usei um tabuleiro quadrado com 20x20cm) com manteiga e polvilhe com farinha e, verta o preparado para dentro dele. Leve ao forno até estar cozido mas ligeiramente húmido no meio, no meu forno demorou cerca de 20 minutos. Nessa altura retire do forno e deixe arrefecer, só depois deverá desenformar e cortar em quadrados.

Entretanto prepare o molho de frutos vermelhos. Eu fiz algo muito simples.
Num tachinho coloque 200gr de frutos vermelhos congelados (pode utilizar frescos, obviamente) com sumo de meio limão e duas colheres de sopa de açúcar. Leve ao lume e deixe cozinhar até ter reduzido e os frutos estarem cozidos, convém ter cuidado e mexer para os frutos não pegarem ao fundo do tacho.
Sirva os brownies com o molho de frutos vermelhos e amêndoa torrada para dar um crocante.
Bom apetite!



8 comentários:

  1. Que tentação. Não conseguiria comer só 1.
    Beijinhos
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Quando os meus dentes do siso superiores nasceram não me causaram qualquer tipo de incómodo. Já os de baixo a história é outra! O esquerdo está a nascer sem se fazer sentir mas o direito teve uma altura que me pôs o lado direito da cara todo dorido, a gengiva inchou que eu não conseguia comer nem sequer falar! E vem fases que lá incha novamente a gengiva e dói que se farta mas depois de 3 ou 4 dias passa! Mas é bem feita pois quando os do meu marido (na altura ainda namorado) nasceram ele também ficou uma semana sem me dirigir a palavra! Eu fiquei fula e depois quando soube o motivo até me ri! Mas agora não me dá vontade nenhuma de rir! E se há coisa que pode mesmo atenuar as dores dos dentes do siso são mesmo uns brownies como esses! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que lindos brownies!! Bem apetitosos!! As melhoras, dores de dentes é das piores coisinhas que se pode ter...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou como tu, fujo do dentista mas lá vou de vez em quando (tem de ser), ainda bem que a tua dor está a passar, é que é daqueles sítios em que nunca doi apenas o dente, é uma cabeça toda :(
    Em relação aos brownies, vou ter mesmo de experimentar pois a combinação de sabores é uma das que mais gosto :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  5. Mnham, mnham... Que tentação!!! :)
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive experiências más com dentes do siso, mas soa tão mal! Ainda bem que já estás melhor... E que pudeste trazer-nos estes deliciosos brownies :)

    ResponderEliminar