Muffins Croque Madame

A última vez que fui ao programa Olá Maria no Porto Canal optei por levar um salgado. Tinha recebido alguns pedidos de leitores, mas infelizmente não consigo responder a todos. Entre esses pedidos havia quem um tema que eu gosto muito, refeições mais leves. Lembrei-me então, de levar esta sugestão. É muito simples de preparar e fica uma delícia, acompanhada por uma salada dá uma refeição muito saborosa.
Como ainda não tinha partilhado aqui a receita lembrei-me de o fazer hoje. Espero que gostem e que experimentem.


Ingredientes:
Para 6 muffins: 
- 6 fatias de pão de forma sem côdea 
- 200gr de presunto em cubos 
- 100gr de queijo emmental em cubos
- 6 ovos 
- 2 colheres de sopa de manteiga

Para o molho branco: 
- 2 colheres de sopa de manteiga 
- 1 colher de sopa de farinha de trigo 
- 250ml de leite 
- 50gr de queijo parmesão ralado 
- sal e pimenta q.b.
- uma pitada de noz-moscada 
- 1 gema

Preparação:
Começar por preparar o molho branco. Leve ao lume um tacho com a manteiga. Quando esta estiver derretida acrescente a farinha e misture até até formar uma bola. Acrescente o leite, que deve estar quente, aos poucos e mexendo sempre para não ganhar grumos. Deixe o molho engrossar um pouco e acrescente o parmesão e a gema de ovo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve. 

Com um rolo de massa espalme um pouco as fatias de pão de forma. Unte formas para queques com um pouco de manteiga, coloque a fatia de pão de forma e unte-a também com manteiga. Vamos rechear os muffins com os cubos de presunto e de queijo. Por cima coloque o ovo e termine com uma colher generosa de molho. 

Leve ao forno pre-aquecido a 180ºC até estarem douradinhos e o ovo cozido. O tempo varia conforme o gosto pessoal, eu prefiro a gema líquida, por isso demora uns 15 minutos mas se preferir a gema bem cozinhada demora mais uns 5.
Bom apetite!