quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mini Pavlovas de pêssego e kiwi

Domingo foi o dia da Mãe e era também o primeiro dia do mês. Para muitos isso pode não ter grande significado, mas por aqui é dia de desafio do grupo do Facebook Dia Um... Na Cozinha. O tema deste mês era as pavlovas e eu fiquei radiante pois é algo que adoro. Preparei tudo com muita antecedência mas, no Domingo passado esqueci-me. Fiquei mesmo muito triste por ver que deixei passar este desafio. 
Tristezas à parte a receita é partilhada hoje, porque estas mini pavlovas ficaram uma delícia e merecem ser apreciadas por todos vocês. 


Ingredientes:
- 4 claras de ovo
- 200gr de açúcar (uso 50gr por cada clara)
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 100gr de chocolate branco
- 200ml de natas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- sumo de meio limão
- 4 colheres de sopa de curd de limão (ver receita aqui)
- pêssego e kiwi a gosto (ou outras frutas)


Preparação:
Comece por ligar o forno nos 150ºC para aquecer.
Separe as gemas das claras, tenha muito cuidado porque se nas claras tiver algum bocadinho de gema isso irá prejudicar o merengue. A gordura das gemas não permite que as claras ganhem o ar necessário.
Coloque as claras numa tigela e comece a bater até formar alguma espuma, nessa altura adicione o açúcar. Bata até formar um merengue liso e brilhante. Outra coisa muito importante é o açúcar ter dissolvido completamente, para isso faça o seguinte teste, coloque um pouco de merengue entre os dedos e esfregue, senão sentir o açúcar o merengue está no ponto. 
Retire da batedeira e adicione o vinagre e o amido de milho peneirado. Envolva bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque o merengue num saco pasteleiro e disponha pequenas pavlovas com forma arredondada e mais altas nos lados do que no meio para depois colocarmos a cobertura.

Leve ao forno e baixe a temperatura para os 100ºC. No meu forno necessita de 2h para ficar pronto. E lamento muito, mas só com experiência é que saberemos o tempo necessário. Temos de conhecer bem o nosso forno mas se colocarem a uma temperatura baixa podem lá deixar durante bastante tempo que não terão problemas. No final deixem arrefecer completamente dentro do forno.

Derreta o chocolate branco em banho maria e pincele toda a zona das mini pavlovas que vai levar cobertura. O chocolate branco irá impedir que a cobertura torne-as moles e dá-lhes um crocante extra muito bom. 
Coloque as natas numa taça e comece a bater, devem estar bem frias, se necessário coloque uns minutos no congelador. Adicione algumas gostas de limão, sempre a bater e quando começar a ganhar picos cremosos adicione o açúcar. Por fim junte o curd de limão e envolva bem.
Coloque a cobertura por cima de cada mini pavlova e termine com fruta fresca, eu optei por pêssego em calda e kiwi natural.
Sirva frescas e verá que é uma óptima sobremesa.
Bom apetite!


7 comentários:

  1. Excelentes, uma deliciosa opção

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Por acaso estive para publicar uma pavlova nesse dia e nem sequer fazia ideia do que era o tema do dia 1! Mas depois acabei por não publicar! As tuas com esse sabor exótico deviam estar bem boas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que lindas mini-pavlovas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas! Parabéns!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas, adoro pavlovas :) E não fiques triste, o que interessa é que as fizeste e devem estar deliciosas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  6. Ficaram tão bonitas! Que cores :D

    ResponderEliminar