Lentilhas com ovos escalfados

Vamos lá começar a semana aqui no blog (um pouco tarde eu sei). O fim de semana foi longo e ontem foi dia de colocar algumas coisas em ordem. Tive de tratar da horta e da casa, roupas, sopa, lavar legumes para as saladas, enfim tive de organizar a minha semana e isso fez com que o tempo não chegasse para colocar aqui a receita do dia.
Hoje trago-vos uma refeição de conforto mas com uma leguminosa que eu nunca tinha comido. É verdade, eu nunca tinha experimentado lentilhas. Posso-vos dizer que adorei, experimentei as verdes e fiquei fã. Espero que gostem da receita.


Ingredientes: 
- 1 cebola picada 
- 2 dentes de alho picados 
- azeite q.b. 
- sal e pimenta q.b. 
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate 
- 1 folha de louro 
- salsa q.b. 
- 250gr de entremeada de porco 
- 400gr de lentilhas
- 4 ovos
- 400ml de caldo (usei caseiro, podem usar de compra ou até água) 


Preparação:
Comece por colocar as lentilhas de molho. Eu deixe três horas, li algures que não havia necessidade de demolharem de um dia para o outro.
Leve um tacho ao lume com a cebola e um fio de azeite. Quando começar a cozinhar adicione os alhos picados e a folha de louro. Deixe puxar um pouco.

Adicione a entremeada cortada em cubos e frite a carne. Tempere de sal (apenas uma pitada, no final rectifica-se), pimenta e junte a polpa de tomate. Refresque com o caldo (ou água), junte um raminho de salsa e deixe levantar fervura.

Quando começar a ferver é a altura de adicionar as lentilhas. Se não tiver liquido que chegue, adicione um pouco de água quente. Deixe cozinhar até as lentilhas estarem macias, demorou cerca de cerca de 25 minutos e rectifique os temperos.

Abra uns espacinhos e adicione os ovos para estes escalfarem no próprio molho O tempo varia conforme os prefere, cá em casa tem de ser com a gema líquida e demorou cerca de 5 minutos.
Sirva quentinho e bom apetite.