quarta-feira, 11 de maio de 2016

Bacalhau à minha moda

Não tenho palavras para agradecer a todos vocês o carinho, as palavras amigas e a força que me transmitiram por causa do meu texto de ontem. Foram muitos os testemunhos e todos eles me deixaram sensibilizada. Muito obrigado, do fundo do meu coração por estarem sempre desse lado e por me fazerem sentir tão bem. Acreditem, que mesmo sem saberem, são muitas vezes a minha força. Este blog é uma das actividades que me ocupa a mente e me ajuda a passar melhor os dias. 
A vida continua e por aqui continuamos com a chuva, o tempo fresco e nada de Verão nem sequer Primavera. Por tudo isto hoje partilho um prato de forno, porque é o que continua a me apetecer. Comida de conforto, forno ligado, bolachas acabadas de fazer e uma chávena de chá quentinho. Quer-me parecer que em Novembro vamos andar de manga curta. É esperar para ver.

Este mês os frescos em destaque no Continente são o bacalhau, o cabrito, o ananás e a couve. Para além de nos mostrar todos os benefícios de cada um destes alimentos, no site do Continente podemos encontrar dicas de conservação e receitas.
As imagens abaixo redirecionam para o site do Continente onde encontrarão receitas, dicas e curiosidades sobre todos os frescos em destaque.


Parceria de conteúdo editorial complementar



Ingredientes:
- 1 posta alta de bacalhau
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- azeite q.b.
- 1 folha de louro
- meio pimento vermelho
- sal e pimenta q.b.
- 4 batatas grandes
- 2 ovos
- azeitonas a gosto
- salsa picada q.b.


Preparação:
Descasque as batatas e coze-as inteiras em água temperada com sal. Aproveita e coza os ovos também. Depois das batatas estarem no ponto, escorra-as e reserve.

Leve ao lume um tacho com a posta do bacalhau, deixe levantar fervura e cozer uns 5 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e desfaça-o em lascas, sem pele nem espinhas.
Corte a cebola em rodelas e pique 2 dentes de alho para dentro de um tachinho, juntamente com a folha de louro e o pimento cortado em tiras. Coloque azeite e faça uma cebolada. Junte o bacalhau e tempere com um pouco de pimenta. Prove, se precisar de sal adicione um pouco. Deixe cozinhar um pouco e reserve.

Corte em rodelas grossar as batatas previamente cozidas. Descasque os ovos e corte-os em quatro.
Numa travessa ou prato fundo que possa ir ao forno coloque as batatas, por cima a cebolada de bacalhau e termine com os ovos. Leve ao forno preaquecido a 200ºC durante uns minutos, só para ganhar cor por cima.
Antes de servir polvilhe com salsa picada e as azeitonas.
Bom apetite.  




9 comentários:

  1. Aqui choveu tanto hoje! Esse teu bacalhau ia ser um jantarinho perfeito!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Aqui hoje de manhã parecia que o céu nos queria cair em cima da cabeça, mas à tarde até esteve um dia bonito! :) De qualquer das formas esse bacalhau vinha mesmo a calhar, que óptimo aspecto. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gosto de bacalhau de de qualquer maneira, e este não é excepção! Que aspecto maravilhoso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Sabes que já passei pelo mesmo mas tivemos a sorte de ser logo encaminhados para a medicina reproducao do HSJ e no maior entendido na matéria, o prof doutor Pedro. Mesmo assim foram três anos de luta e tratamentos acabaei por engravidar espontaneamente. Também não tinha um veredicto, também não sabia porquê, também queria muito ser mãe.... tenta fazer com que o teu médico de família te mande para lá... É muito mais humano do que os serviços de sns. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. De nada minha querida! Estamos cá e não é só para as receitas! E por vezes até fica mais fácil falarmos dos nossos problemas com estranhos. Os que nos são próximos querem sempre ajudar e por vezes acabam por atrapalhar! Sei que não é com intenção mas acontece! Eu adoro bacalhau, adoro mesmo! É daquelas coisas que era capaz de comer todos os dias! E da maneira que há tantas receitas nunca me fartava! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Humm deve ser bom, embora ande a deixar de comer peixe :3

    A RUIVA BLOG
    FACEBOOK
    INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  7. Excelente receita de bacalhau para um jantar perfeito

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Tem bom aspeto....já comia!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Fantástico. Tão apetitoso.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar