quinta-feira, 21 de abril de 2016

Tiramisu de Laranja - Prova Que É Amor

Já aqui vos falei da minha mais recente parceria com a DanCake. Na altura recebi dois produtos, os Brownies de Chocolate e o Bolo de Laranja. O desafio era criar uma prova de amor com cada um destes produtos. A minha primeira sugestão foi preparada com os Brownies de Chocolate, aos quais juntei framboesas, porque para mim uma sobremesa romântica tem chocolate e frutos vermelhos. Podem ver aqui a receita das Taças de Chocolate e Framboesas. 

A segunda sugestão, que vos apresento hoje, tem uma história na sua base. Ao pensar no amor lembro-me muitas vezes da nossa lua de mel. Casamos irá fazer dois anos no próximo mês de Julho e, quando pensamos no destino de lua de mel deixamos de parte aqueles mais comuns e focamo-nos nos nossos gostos como turistas, fomos turistas de história assumidos. Decidimos então conhecer alguma parte da Itália, país que nos apaixona pela sua história, paisagens, pessoas e gastronomia. Passamos uma semana fabulosa, conhecemos três cidades italianas (Milão, Florença e Roma), viajamos de tgv entre elas e voltamos ainda mais apaixonados (um pelo outro e os dois pela Itália). 
Num dos nossos jantares em Roma dividimos um tiramisu e só vos posso dizer que eles sabem o que fazem. Estava divinal, absolutamente divinal. Guardo na minha memória cada momento daquela viagem e o tiramisu faz parte desses momentos. Por isso quando preparei a segunda prova de amor inspirei-me na nossa lua de mel e naquele tiramisu. Porque as provas de amor estão muitas vezes nos pequenos pormenores.


Ingredientes:
- 1 queijo mascarpone 250gr
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 laranjas 
- 2 colheres de sopa de mel
- 50ml de rum


Preparação:
Comece por preparar as laranjas. Descasque uma delas retirando toda a parte branca. Com a faca bem afiada corte os gomos e coloque numa taça.
Da outra laranja, raspe a casca e junte-a à taça bem como o sumo da mesma. Adicione o mel e o rum e envolva bem. 

Para o creme do tiramisu, separe os ovos, claras para um lado e gemas para o outro. Às gemas adicione o mascarpone e o açúcar, bata até ficar homogéneo.
À parte bata as claras em castelo bem firme. Envolva (sem bater) as claras no creme de gemas, com muito cuidado para não perder o ar.

Parta o bolo em pedacinhos e coloque alguns no fundo de copos. Regue o bolo com um pouco da "marinada" da laranja, guardando os gomos da mesma para a decoração. Por cima do bolo ponha um pouco de creme, depois novamente pedacinhos de bolo, "marinada" de laranja e creme. Termine com os gomos de laranja e coloque no frio até ao momento de servir.



7 comentários:

  1. Uma verdadeira tentação, uma delícia certamente

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Excellent, tout le monde a adoré. A refaire !

    ResponderEliminar
  3. Que delícia!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tiramissú de laranja nunca provei e só pode ser maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois inspiraste-te muito bem e este tiramisu é uma prova de amor fabulosa.
    Eu também sou apaixonada por tudo o que é italiano e em especial a gastronomia e um bom Tiramisu é algo difícil de encontrar, pois embora não seja complicado de fazer, tem segredos que só as nonas italianas conhecem.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Que delicioso tiramisu,....adorei a sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Uma história muito gira! A viagem deve ter sido inesquecível, assim como o tiramisu. E este deverá fazer-lhe frente! :D

    ResponderEliminar