Tarte Tatin de Maçã

Já tenho esta receita nos rascunhos há uns meses, mas nunca me apetecia publica-la. Nem sei bem porquê, pois gostamos bastante do resultado, mas acabava sempre por publicar outra coisa. Mas hoje é dia de docinho para o fim de semana e por isso sai uma tarte tatin de maçã. 
Antes de experimentar achava que seria complicado de fazer, mas não é, basta cuidado com o caramelo, usar uma frigideira que possa ir ao forno, seguir os passos correctamente e pronto, sai uma tarte deliciosa.
Aproveitem o fim de semana e façam um docinho que bem merecem.
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
- 4 maçãs
- 1 placa de massa folhada redonda
- 180gr de açúcar
- 80gr de manteiga
- 50ml de água
- 1 pau de canela


Preparação:
Descasque as maçãs, retire os caroços e corte-as em cubos. Reserve.
Leve ao lume uma frigideira que possa ir ao forno, com o açúcar, a água e a canela. Deixe ferver e formar um caramelo suave. Acrescente então a manteiga em cubos, com cuidado para não se queimar, nesta altura retire o pau de canela.
Mexa bem e acrescente a maçã. Deixe cozinhar uns 3 ou 4 minutos. Passado esse tempo retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Desenrole a massa folhada e cubra a maçã com ela, enrolando as pontas para dentro para o acabamento ficar mais bonito. No meio faça um pequeno furo para o vapor sair e a massa não inchar demasiado.
Coloque a frigideira no forno preaquecido nos 180ºC até a massa estar douradinha (cerca de 30 minutos). 
Quando estiver pronta, retire do forno e vire a tarte para um prato, com muito cuidado para não se queimar.
Bom apetite!