Arroz de tamboril e camarão

Desde que 2016 começou que estou uma pessoa mais organizada e isso faz-me sentir muito bem. Não saiu de casa para fazer compras sem levar a minha lista, mantenho a despensa e congelador sempre arrumados e sei sempre o que contêm. Outro hábito que adquiri foi a ementa semanal. Para terem uma ideia, neste momento tenho as refeições programadas até ao final do mês. Desta forma sinto-me melhor e noto que, ao diminuir as compras por impulso, a despesa baixou significativamente. Tudo isto fazia parte das minhas resoluções de ano novo, tenho conseguido manter e espero assim continuar. 
Outra das minhas resoluções era continuar a fazer pelo menos três refeições de peixe por semana. Esta já era uma resolução de 2015 e posso dizer-vos com muito orgulho que tem sido cumprida rigorosamente. 
Para diversificar as receitas e o tipo de peixe, lembrei-me de comprar tamboril pela primeira vez. Nunca tinha comido, mas resolvi experimentar num arroz com camarão e digo-vos ficou aprovado. 


Ingredientes: 
- 1 medida de arroz 
- 3 medidas de água a ferver 
- 250gr de tamboril em cubos 
- 250gr de camarão congelado 
- meio pimento vermelho 
- 2 tomates sem pele nem pevides (usei de lata) 
- azeite q.b. 
- sal q.b. 
- 1 malagueta 
- 1 cebola 
- 2 dentes de alho 
- 1 folha de louro 


Preparação: 
O tamboril que comprei estava congelado em cubos mas tinha a espinha do meio. Deixei descongelar um pouco e com a faça cortei em cubos mais pequenos de forma a retirar a espinha do meio. 
Os camarões estavam congelados mas crus. Depois de descongelados retirei-lhes a casca e ficaram apenas com o rabo. 

Descasque a cebola, os alhos e pique ambos. Coloque-os num tacho com azeite e leve ao lume até alourar um pouco. 
Pique os tomates e junte-os à cebola, bem como a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco. 
Limpe o pimento livrando-se das sementes e corte-o em tiras. Corte também a malagueta em tirinhas, eu retirei as sementes, mas se gostarem de muito picante deixe ir. Coloque tudo no tacho e deixe refogar um pouco mais. 

Junte a água a ferver. Eu costumo usar o 3 para 1, ou seja 3 medidas de água para 1 de arroz.
Tempere de sal e deixe levantar fervura. De seguida adicione o arroz. 
Deixe cozinhar 5 minutos e junte o tamboril. Quando faltarem 5 minutos para o arroz estar pronto adicione os camarões e rectifique os temperos. 

Bom apetite.