terça-feira, 8 de março de 2016

Organização Para Uma Semana Mais Calma - Parte III

Hoje voltamos à rubrica "Organização para uma semana mais calma". Costumo receber alguns leitores com pedidos para dar mais dicas do que fazer ao fim de semana para que a semana seja mais fácil. Aquilo que aqui vos mostro é o que resulta para mim, não significa por isso que resulte com vocês. Mas, ficam com uma ideia e podem adaptar às vossas necessidades. 
Neste fim de semana preparei caldo de aves e uma "espécie" de bolonhesa de peru. Digo "espécie" porque não gosto muito da base de tomate que se usa nas bolonhesas, então faço algo mais ao meu gosto. Aproveitei uma promoção na perna de peru, pedi que me picassem muito bem e em casa separei. As partes da coxa congelei para grelhar ou assar e, a parte da perna que tem aqueles nervos duros, usei para a bolonhesa. Foi dois em um, para além do preparado de carne fiz também o caldo que adoro. 


Ingredientes: 
- perna de peru 
- 1/2 chouriço de carne 
- 1 folha de louro 
- 1 malagueta seca 
- sal q.b. 
- 1 cenoura 
- 2 cebolas 
- 1 raminho de salsa 
- 1 tomate pelado 
- azeite q.b.


Preparação: 
Comece por fazer o caldo. Numa panela coloque o peru em pedaços. Adicione a cenoura descascada, uma cebola também descascada, a folha de louro, a malagueta seca (se preferir tempere com pimenta) e a salsa. Cubra de água e tempere com sal. Coloque a cozer em lume brando até a carne estar bem macia. 
À parte coza o meio chouriço apena com água. 
Retire a carne do caldo, deixe-a arrefecer e limpe-a de peles e ossos. Reserve. 
Ao chouriço retire também a pele e corte em pequenos pedaços. Coloque tudo num processador de alimentos e pique (quer o chouriço quer o peru). 

Coe o caldo que preparou, reserve algum para a bolonhesa e o restante guarde em frasco que pode congelar e usar mais tarde. 
Descasque e pique a outra cebola. Leve-a ao lume com um pouco de azeite e deixe refogar em lume brando até a cebola ficar translúcida. Nessa altura adicione o tomate pelado picadinho e misture bem. Junte a carne picada e envolva. Acrescente caldo, pouco a pouco para formar o molho. Prove e rectifique os temperos se necessário. 

Assim que tudo estiver ao seu gosto retire do lume e deixe arrefecer. No final divida por caixas herméticas e congele. É delicioso para uma lasanha, empadão, para folhados. 
Quando precisar é só descongelar, aquecer e usar da forma que mais gostar. 
Espero que este post seja do vosso agrado. 

Para ver mais sobre a rubrica "Organização para uma semana mais calma" clique nos links abaixo.



6 comentários:

  1. Excelente!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Ideia fantástica. Boa partilha!!
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma boa maneira de adiantar trabalho! Ter comida congelada dá sempre mais segurança :)

    ResponderEliminar