Galette de maçã e passas

Ainda no aniversário da pequena I. preparei esta galette de maçã. Optei por usar massa quebrada de compra que me ajudou gerir melhor o tempo. O recheio é algo que se prepara muito rapidamente e assim em menos de nada sai mais uma sobremesa que fez sucesso na festinha. 
Podem fazer a massa quebrada caseira, encontram várias sugestões aqui no blog, mas num momento de pressa, esta sugestão fica muito bem com a massa de compra. 
Para a festa fiz ainda um bolo brownie de chocolate e um tiramisu. Foi tudo muito elogiado o que me deixa muito feliz.
Assim começamos mais uma semana, com uma sugestão doce, simples mas eficaz e deliciosa. Óptima para festas ou para uma simples sobremesa de um almoço/jantar com família e/ou amigos.
Boa semana para todos.


Ingredientes:
- 1 placa de massa quebrada de compra (podem fazer massa caseira)
- 2 maçãs
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 2 colheres de sopa de passas
- 1 colher de sopa de amido de milho
- sumo de 1 limão
- 30gr de manteiga bem fria em cubos
- 1 colher de chá de canela 
- 1 colher de chá (rasa) de gengibre em pó
- 1 gema de ovo para pincelar
- um pouco de açúcar branco para polvilhar


Preparação:
Ligue o forno no 180ºC.
Descasque as maçãs e corte-as em pedaços pequenos. Coloque as maçãs uma tigela e adicione o açúcar, a canela, o gengibre em pó, as passas, o amido de milho e envolva tudo muito bem. Regue com o sumo de limão.
Desenrole a massa e bem no centro coloque a mistura de maçãs, deixe uma margem de massa a toda a volta. Dobre as bordas da massa sobre o recheio, pincele com a gema de ovo e polvilhe com um pouco de açúcar branco.
Espalhe os cubos da manteiga sobre o recheio de maçã.
Leve a galette ao forno a cozer até tudo estar douradinho e, tanto a maçã como a massa estarem bem cozidas. Poderá ser necessário tapar com alumínio a meio da cozedura.
Sirva simples, com uma bola de gelado de baunilha ou uma quenelle de natas batidas com açúcar.