Ragú de frango com esparguete

Eu sou uma apaixonada por Itália. A cultura, a língua, a gastronomia, tudo naquele país com formato de bota me apaixonada. Foi lá que passamos uma semana na nossa lua de mel e não mudaria nada. Aliás o que mais quero é repetir. Às vezes acho que tenho uma costelinha italiana!
Nos dias que lá passamos tentamos experimentar o máximo de coisas possíveis. Entre alguns pratos estava um de ragú que adorei. Ragú é um estufado lento, absolutamente delicioso com aqueles sabores tão característicos de Itália.
A receita que vos apresento hoje é uma adaptação, que não demora tanto tempo a ficar pronta como a versão da "nonna" mas que é igualmente saborosa.


Ingredientes: 
- 1 peito de frango
- 1 cenoura
- 2 cebolas
- 1 molhinho de salsa
- rama de alho francês
- 125gr de bacon
- 3 dentes de alho
- alecrim fresco
- 2 tomates pelados
- 100ml de vinho branco
- alguns cogumelos frescos
- esparguete
- azeite q.b.
- sal e pimenta q.b.
- queijo parmesão a gosto


Preparação:
Numa panela coloque o peito de frango, uma cebola descascada e corta em quatro, a cenoura também cortada em pedaços, os talos da salsa (guarde as folhas para depois) e a rama do alho francês. Cubra com água, tempere com sal e leve ao lume. Deixe cozinhar até o peito de frango se desfazer. Nessa altura retire do lume, o frango deixe arrefecer para conseguir desfiar e o caldo passe-o por um passador para ficar com caldo caseiro que irá utilizar nesta receita e que pode congelar para usar mais tarde.

Corte o bacon em pedacinhos e coloque-o numa frigideira. Leve ao lume com um fio de azeite.
Adicione à frigideira uma cebola picadinha, os alhos esmagados e alecrim fresco. Cozinhe até a cebola ficar translúcida.
Pique os tomates pelados (ou use frescos sem pele nem pevides) e junte à frigideira. Refresque tudo com o vinho branco.
Adicione os cogumelos laminados e um pouco do caldo de frango. 
Assim que ferver adicione o frango desfiado, tempere com pimenta e deixe o molho reduzir. Não se esqueça de rectificar os temperos, pode necessitar de sal.

À parte coza o esparguete como indica na embalagem. Assim que estiver cozido, escorra o esparguete e envolva no ragú.
Sirva polvilhado com salsa picada e queijo parmesão ralado (eu optei por colocar em lascas).

Bom apetite ou como dizem os italianos, buon appetito!


2 comentários:

  1. Também gosto de comida italiana! Esse ragu está fenomenal!

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não gosto especialmente da comida italiana, talvez também por não ter explorado muito... Mas esse pratinho parece-me muito bem! :D

    ResponderEliminar