quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Lascas de Bacalhau com Broa

Bacalhau é mesmo o fiel amigo das cozinhas portuguesas. Cá em casa não falha, tenho sempre bacalhau no congelador. Outra coisa que tenho sempre congelado é broa já picada com salsa e alho (falei-vos disto aqui). Assim torna-se fácil e rápido sair uma refeição para a mesa em pouco tempo. 
Confesso-vos que esta semana ando desinspirada. A morte do meu tio deixou-me muito em baixo psicologicamente e, para ajudar, a paragem digestiva de domingo deixou-me mal fisicamente. A vontade de cozinhar é pouca e a de comer é nenhuma. Imaginam o quanto esta semana está a ser chata. Tive de deixar o meu menu completamente de lado e fazer comidas bem simples e monótonas (chatas mesmo). Mas tenho de recuperar e não posso comer nada pesado, é a vida! 
Mas chega de lamentações e passemos à receita.


Ingredientes:
- 1 posta de bacalhau, alta para desfazer em lascas
- 1 cebola
- 5 dentes de alhos
- 1 folha de louro
- Azeite q.b.
- Preparado de Broa ver aqui como faço
- Pimenta q.b.
- Sal q.b.

Preparação:
Coloque a posta de bacalhau a cozer em água. Não precisa de cozer muito, apenas o suficiente para conseguir tirar-lhe a pele, as espinhas e ficar com umas belas lascas.

Numa tigela coloque o preparado de broa. Nada mais do que miolo de broa picado com salsa e alho. Regue com azeite e envolva para ficar com uma espécie de crumble. Reserve.

Leve ao lume um tacho com azeite, a cebola em rodelas e 3 dentes de alho bem esmagados. Quando começar a estalar, adicione a folha de louro e o bacalhau. Rectifique os temperos, sal e pimenta.

Numa assadeira coloque o preparado das lascas de bacalhau e disponha o crocante de broa. Se necessário, regue com um pouco mais de azeite.

Leve ao forno a 180C/200C até a broa estar crocante e o azeite a ferver. Sirva com batatas fritas às rodelas, preparei as minhas na actifry.
Bom apetite.

3 comentários:

  1. Mesmo simples não deixa de ser saboroso minha querida! Às vezes até as coisas simples são as que nos sabem melhor! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A vida tem destas coisas...:(
    Ainda que simples, esta é uma sugestão deliciosa, gostei bastante.
    Beijinhos
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  3. A receita parece-me ótima, mesmo que o resto não seja. Só comi bacalhau com broa uma ou duas vezes! Tenho de experimentar o teu...

    ResponderEliminar