segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Esparguete com frutos do mar

A semana passada ao fazer uma arrumação no congelador verifiquei que tinha muitos "restinhos" de frutos do mar. Era um pouquinho de mexilhão, de ameijoa, de miolo de camarão e três lulas. Pensei muito no que devia fazer a isto. Não podia manter aquilo no congelador. 
Não precisei pensar muito para decidir fazer um esparguete com frutos do mar. Gostava de ter feito com linguini mas não tinha, por isso fiz com esparguete. Foi o nosso almoço e é a prova que com pouco se faz muito. Ah e em pouco tempo, pois demorei cerca de 15 minutos a ter o almoço na mesa. Espero que gostem desta sugestão para aproveitarem tudo, não desperdiçarem comida e terem trunfos para refeições rápidas.


Ingredientes:
- 150gr de esparguete ou linguini 
- ameijoas, mexilhão e miolo de camarão a gosto 
- 3 lulas (podem usar mais, eu só tinha 3)
- 2 dentes de alho
- 1 malagueta fresca
- 50 ml de vinho branco
- azeite p.b.
- sal q.b.
- salsa picada (podem usar coentros, eu não usei porque o meu marido não aprecia)
- crocante de broa para polvilhar (opcional) veja aqui como faço o meu e tenho sempre no congelador


Preparação:
Coloque um tacho com água ao lume. Assim que ferver, tempere com sal, coloque um fio de azeite e ponha a massa a cozer. Veja as instruções da embalagem e controlem o tempo de cozedura.

Enquanto a massa coze prepare os frutos do mar. 
Previamente descongelei tudo. Ao miolo de camarão só tive que retirar a tripa e ficam prontos. As ameijoas coloco-as em água fria com sal para abrirem e ficarem sem areia.
Os mexilhões que tinha em casa estavam limpos, mas verifiquem sempre se não trazem as barbas. As lulas cortei em rodelas.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite, a malagueta cortada e os dentes de alho esmagados. Quando começar a estalar adicione as ameijoas e os mexilhões. Cozinhe uns 3/4 minutos e adicione as rodelas de lulas e o miolo de camarão. 
Com a frigideira em lume alto adicione o vinho branco e deixe cozinhar até o álcool evaporar. Rectifique os temperos, se precisar de sal adicione umas pedrinhas. No final polvilhe com salsa ou coentros a gosto.

A massa estando cozida escorra-a e adicione aos frutos do mar. Envolva bem no molho e sirva.
Por cima coloquei crocante de broa. Neste post podem ver como faço e tenho sempre congelado. Só tive que retirar um pouco, colocar numa frigideira com um fio de azeite e levar ao lume até ficar crocante.

Espero que gostem.
Bom apetite!

2 comentários:

  1. E ficou uma refeição deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Que bom uso fizeste desses restinhos! Adoro esparguete assim :D

    ResponderEliminar