segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Organização para uma semana mais calma


Tenho recebido alguns emails de leitores a pedir dicas sobre o que podem fazer para que a semana seja mais calma a nível de refeições. 
Na minha opinião cada pessoa tem de encontrar o seu método, porque o que funciona comigo pode não funcionar com vocês. Mas vou dar-vos o exemplo deste fim-de-semana que terminou e tudo o que fiz para organizar a semana. 
Para começar fiz a ementa semanal. Eu costumo fazer uma lista de dez refeições, almoços e jantares de segunda a sexta-feira. Tenho também, a lista do inventário do congelador, frigorífico e despensa que actualizo às sextas-feiras. Desta forma vejo o que preciso comprar (e se preciso) e trato disso no sábado de manhã. 

Ao fim de semana gosto de fazer iogurte grego pode ver receita aqui: 
http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2015/11/iogurte-grego-caseiro_3.html 

Faço sempre bolachas para os lanches. Este fim-de-semana voltei a fazer esta receita duas vezes http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2016/01/bolachas-de-aveia-e-arandos.html 
Uma fiz exactamente igual e a outra em vez de arandos e amêndoa coloquei pedacinhos de chocolate negro e extracto de baunilha. 

Aproveitei para cozer feijão-frade para congelar. É muito simples, só é preciso tempo para o feijão demolhar. Então eu faço assim. No dia anterior coloco o feijão a demolhar e deixo ficar pelo menos, de um dia para o outro. Depois cozo o feijão em água temperada de sal e coloco sempre uma cebola descascada. Depois de cozido é só deixar arrefecer, colocar em caixas herméticas e congelar. E podem cozer qualquer leguminosa. Para saber sempre o que tenho nas caixas, coloco uma etiqueta com o que é e em que data congelei. Assim é muito mais simples. 

Como tenciono fazer um caril nos próximos dias aproveitei e já fiz a pasta. Mas como estava com "a mão na massa" fiz pasta para duas vezes. Congelo e aguenta imenso tempo. A receita já está no blog mas aqui fica. 
Num picador coloque um pimento amarelo sem as sementes, duas colheres de chá de açafrão, quatro colheres de chá de caril em pó, duas malaguetas frescas (eu usei sem sementes), duas cebolas descascada e cortada em quatro (apenas para facilitar o processo), seis dentes de alho descascados, um pedaço de gengibre sem a pele com uns 3cm e duas colheres de sopa de mel. Pique tudo para formar uma pasta, divida em caixinhas e congele devidamente identificado. 
Caril de frango: http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2015/11/caril-de-frango.html 

Na casa dos meus pais há sempre broa de milho ao fim de semana, mas ninguém quer o miolo. Então eu aproveitei o miolo que ninguém quer e preparei broa que posso adicionar, por exemplo, a um bacalhau no forno. Fiz da seguinte forma. 

No picador coloque o miolo da broa de milho. Adicione um molhinho de salsa bem lavadinha e 2 dentes de alho grandes sem a casa. Pique tudo. Pode colocar num frasco que aguente uns 5 a 7 dias. Mas pode fazer como eu e congelar. Desta forma aguenta muito tempo e com um garfo é fácil de descolar. 
Fica uma delícia por cima de bacalhau como podem ver aqui: 
http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2014/09/lascas-de-bacalhau-com-crocante-de-broa.html 
É o toque perfeito nestes mexilhões: http://vidadeprazeres.blogspot.pt/2015/11/mexilhoes-crocantes_5.html 
Podem ainda colocar o preparado de broa numa frigideira, adicionar um fio de azeite e levar ao lume para ficar crocante. Aguenta uma semana numa caixa ou frasco bem fechado e fica muito bom por cima de massa ou até de um empadão. 


Outra coisa que faço é preparar os legumes para a sopa. Eu costumo descascar e cortar todos os legumes base para as sopas, depois divido por sacos com o necessário para fazer uma panela de sopa. Geralmente faço sopa duas vezes por semana. 
Com os legumes descascados, lavados e em sacos coloco no congelador. Durante a semana é só tirar os legumes, adicionar água a ferver, sal e azeite. Deixar ferver uns 25/30 minutos, passar a varinha mágica e adicionar o que preferir. Couve em juliana, feijão, massa, feijão-verde, etc, ou até deixar como creme de legumes. 

Foi isto que preparei durante este fim-de-semana para me ajudar a ter uma semana mais calma. Espero que sejam dicas úteis. Há muitas mais coisas que podem fazer, mas este é o exemplo do que preparei nestes últimos dias. Podem sempre deixar as vossas dicas na caixa de comentários.

2 comentários: