quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Caldeirada Portuguesa do Jamie Oliver

No Natal recebi o livro "Poupe com Jamie". Sim, já é antigo, mas eu ainda não o tinha e foi o único pedido (exigência) que fiz ao Pai Natal. Quando o folheei pela primeira vez encontrei uma receita de caldeirada portuguesa que me ficou logo debaixo de olho. Feita no forno com batatinhas crocantes por cima, parecia-me muito bem. Incluí esta receita num dos menus das primeiras semanas do ano. É verdade que não a segui à risca mas adorei. É uma versão deliciosa da nossa caldeirada. 

Agora quero pedir desculpa pois não tenho tido grande tempo para responder aos vossos comentários. Tenho tentado responder a todos os emails mas estou a falhar nos comentários e nas visitas aos cantinhos de sempre. O ano começou um pouco agitado e ainda estou a ver se acalma, vamos ver. 


Ingredientes: 
- 1 cebola 
- 2 dentes de alho 
- 1 pimento vermelho 
- 2 batatas médias 
- 1 tomate maduro (se for pequeno use dois) 
- 300gr de pescada (de preferência uma parte sem espinhas) 
- 2 folhas de louro 
- sal q.b. 
- malaguetas secas q.b. 
- salsa picada 
- azeite q.b. 

Preparação: 
Comece por ligar o forno nos 200ºC. 
Descasque as batatas e corte-as o mais fino que conseguir, para isso usei a mandolina. Escalde as batatas num tacho com água a ferver temperada de sal, durante 3 minutos. Passado esse tempo escorre-as e reserve. 
Descasque a cebola e corte também em fatias finas. Coloque as cebolas num tachinho juntamente com algum azeite, malagueta seca e as folhas de louro. Leve ao lume e deixe cozinhar alguns minutos. Depois adicione os alhos descascados e picados. Cozinhe mais um pouco. O objectivo é a cebola ficar translúcida mas os alhos não podem queimar, por isso adicionam-se mais tarde. Este passo é importante para ficarmos com azeite aromatizado com o qual vamos cozinhar a caldeirada. 
Arranje o pimento, retire as sementes e corte em tiras. 
Tire a pele e as sementes ao tomate e corte em pedacinhos. 

No fundo de um tabuleiro alto de ir ao forno coloque metade das cebolas numa camada, metade do tomate, metade do pimento e metade das batatas. tudo em camadas. 
A seguir coloque o peixe. Corte-o em pequenos pedaços e disponha. Polvilhe com salsa picada, um pouco de sal. Regue com o azeite. 
Cubra o peixe com uma camada de cebola, o restante tomate, pimento e finalize com as batatas. Adicione mais um pouco de sal e regue com mais um pouco de azeite. 

Tape com papel de alumínio e leve ao forno durante 30 minutos. Até tudo estar cozinhado e apurado. Retire o papel de alumínio e deixe mais uns minutos no forno para as batatas do topo ficarem crocantes. Polvilhe com salsa e sirva.
Vão ver que vale a pena o trabalho.


4 comentários:

  1. Sou fã das receitas do Jamie! Confesso que ele não me conquistou à primeira, mas agora é um dos meus preferidos! Ficou muito apetitosa essa caldeirada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Para dizer a verdade nunca experimentei nenhuma receita dele e não me sinto atraída pelos livros e afins, no entanto gosto muitíssimo de o ver na tv e forma como ele nos cativa no pequeno ecrã esta caldeirada convenceu-me :D

    ResponderEliminar
  3. Que caldeirada fantástica,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. O livro parece-me um ótimo presente e a caldeirada uma delícia :)

    ResponderEliminar