terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sugestão De Doces Para O Natal V - Pão de Ló Húmido

O pão de ló húmido é a sobremesa favorita do meu pai, juntamente com o leite creme. Daí que este ano não poderia faltar esta sugestão aqui no blog. Há quem o ache muito complicado de fazer e por isso nem tentem. Mas no fundo, a cozedura procedesse tal e qual como a do petit gateau. E acreditem que não é assim tão complicado, é necessário, apenas, alguma atenção para que tudo corra bem.
Este ano no Natal não farei pão de ló húmido, mas será uma das sobremesas da passagem de ano. E acredito que farei o meu pai muito feliz.


Ingredientes:
- 10 gemas
- 2 ovos inteiros
- 180gr de açúcar
- 60gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- uma pitada de sal


Preparação:
Um dos factores mais importantes no pão de ló húmido é a cozedura. Começamos então por ligar o forno nos 200ºC para aquecer.
Numa tigela coloque as gemas e os ovos inteiros com uma pitada de sal e comece a bater com a batedeira. Quando começar a fazer espuma adicione o açúcar e bata durante 15 minutos. É muito importante respeitar o tempo de bater os ovos, para que o ar seja adicionado à massa e esta fique fofa depois de cozida.
Passado esse tempo, peneire a farinha e o fermento e adicione à massa, envolvendo cuidadosamente com uma espátula.

Forre uma forma redonda sem buraco de 22cm com papel vegetal ou aquele papel branco, próprio para pão de ló. Verta a massa para a forma e coloque no forno. Nesta altura baixe a temperatura do forno para os 170ºC e deixe cozer durante uns 20/25 minutos, o tempo já sabem que varia de forno para forno. Se acharem que está a ganhar muita cor e depressa, tapem com papel de alumínio. O centro do pão de ló deve ficar mal cozido, mas as beiras devem ficar bem cozidas. Então para saber se está bom, ao fim de 20 minutos peguem num palito e espetem as laterais do bolo, se o palito sair limpo está pronto, se sair com massa, deixem mais um pouco dentro do forno.

3 comentários:

  1. Que delicioso,...
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Adoro pao de lo, e entao com o interior humido é mesmo irresistivel! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Faço muitas vezes e sai sempre bem! Esse parece estar no ponto :)

    ResponderEliminar