sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sugestão De Doces Para O Natal IV - Pavlova de Natal

Tinha a sensação que esta semana nunca mais chegava ao fim. Agora estou melhor, mas estive com gripe e muita tosse que atacava ainda mais à noite. Resultado, nem dormia eu nem o marido. Andamos por isso exaustos e a precisar do fim de semana. Mas teremos de ir buscar forças porque ainda temos muito o que fazer, as prendas estão praticamente todas por embrulhar, tenho de adiantar mais umas coisas para os cabazes, finalizar a lista de comidinhas para a ceia de Natal e fazer as compras. Ao contrário da maioria dos anos anteriores, ainda não decidi que sobremesas iremos preparar. 
Às vezes parece-me que falta tanto para o Natal, mas na verdade já só faltam 6 dias! Para vos ajudar a decidir o que vão preparar, a sugestão de hoje passa por uma pavlova com ar natalício. Optei pelas framboesas e os bagos de romã, porque parecem pequenos enfeites a lembrar o Natal. 
Desejo-vos um óptimo fim de semana.


Ingredientes:
- 6 claras de ovo
- 300gr de açúcar (uso 50gr por cada clara)
- 1 colher de chá de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 100gr de chocolate branco
- 300ml de natas
- 100gr de creme pasteleiro
- framboesas e bagos de romã a gosto


Preparação:
A pavlova não é muito complicada de fazer, mas requer tempo porque tem de secar no forno a uma temperatura baixa e tem de ficar lá dentro até arrefecer completamente.
Comece por ligar o forno nos 150ºC para aquecer.

Separe as gemas das claras, tenha muito cuidado porque se nas claras tiver algum bocadinho de gema isso irá prejudicar o merengue. A gordura das gemas não permite que as claras ganhem o ar necessário.
Coloque as claras numa tigela e comece a bater até formar alguma espuma, nessa altura adicione o açúcar. Bata até formar um merengue liso e brilhante. Outra coisa muito importante é o açúcar ter dissolvido completamente, para isso faça o seguinte teste, coloque um pouco de merengue entre os dedos e esfregue, senão sentir o açúcar o merengue está no ponto. 
Retire da batedeira e adicione o vinagre e o amido de milho peneirado. Envolva bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque a pavlova dando-lhe uma forma arredondada e mais alta nos lados do que no meio para depois colocarmos a cobertura.

Leve ao forno e baixe a temperatura para os 100ºC. No meu forno necessita de 2h para ficar pronto. E lamento muito, mas só com experiência é que saberemos o tempo necessário. Temos de conhecer bem o nosso forno mas se colocarem a uma temperatura baixa podem lá deixar durante bastante tempo que não terão problemas. No final deixem a pavlova arrefecer completamente dentro do forno.

Derreta o chocolate branco em banho maria e pincele toda a zona da pavlova que vai levar cobertura. O chocolate branco irá impedir que a cobertura torne a pavlova mole e dá-lhe um crocante extra muito bom. 
Bata as natas até obter picos suaves e adicione o creme pasteleiro. Coloque este creme por cima da pavlova e decore com as framboesas e os bagos de romã.


Nota: Já partilhei algumas vezes a receita do meu creme de pasteleiro, mas aqui fica mais uma vez.
Para o creme pasteleiro, coloque 250ml de leite num tachinho. Abra uma vagem de baunilha e raspe as sementes. Adicione as sementes ao leite e leve ao lume até aquecer. 
À parte bata 3 gemas com 80gr de açúcar e 1 colher de sopa de amido de milho. Bata bem para que fique um creme fofo.
Adicione o leite às gemas em fio, batendo sempre para que as gemas não cozam. Leve o creme ao lume e mexa sempre até engrossar. Reserve e deixe arrefecer.

4 comentários:

  1. Essa pavlova está linda! É mesmo uma otima sobremesa para ter na mesa de natal! Por aqui ja tenho a ementa decidida, apenas estou atrasada com os presentes, falta-me escolher e embrulhar metade deles! Mas este fim de semana trato de tudo! O meu marido faz anos dois dias antes do natal, uma pessima altura para fazer anos, o que me ocupa e 'prejudica' o tempo que antecede o natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Essa pavlova parece-me deliciosa, e a decoração é mesmo adequada!
    As doenças que prejudicam o sono são as piores. Lembro-me tão bem de quando era pequena e tinha otites... Não dormia nada, a primeira vez que dormia depois a já não ter dores sabia tããão bem! Espero que já estejas melhores :)

    ResponderEliminar