terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sugestão De Doces Para O Natal II - Pastéis de Nata e Cornucópias

Por vezes, nas festas, gosto de preparar uns pequenos pastéis. Dão um pouco de trabalho, mas são sempre muito apreciados e ficam muito bem na mesa. Para além de que, claro está, são deliciosos. Posto isto, hoje a minha sugestão passa por umas miniaturas de pastéis de nata e cornucópias que preparei no ano anterior e que ficaram muito bons.
Quem não gosta destes bolinhos, ainda por cima caseiros? Eu adoro!


Pastéis de Nata
Ingredientes:
- massa folhada de compra
- 180gr de açúcar
- 100ml de água
- 500ml de leite
- casca de limão
- 1 pau de canela
- 6 gemas de ovo
- 1 colher de sopa de amido de milho
- manteiga para untar

Preparação:
Num tacho coloque o açúcar, a água, a casca de limão e a canela. Leve ao lume e deixe ferver 5 minutos. Desligue e deixe arrefecer um pouco.
À parte bata as gemas com o amido de milho até este ficar bem envolvido e sem grumos. Adicione a calda de açúcar em fio, sem parar de bater. Adicione o leite e leve novamente ao lume até engrossar um pouco, sempre com o cuidado de ir mexendo. Quando o creme engrossar, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Não se esqueça de retirar a casca de limão e a canela que já fizeram o seu papel.

Ligue o forno nos 180ºC para aquecer.
Estenda a massa folhada e corte em círculos um pouco maiores do que o tamanho das forminhas. Eu uso umas formas em alumínio pequeninas, untadas com manteiga. Se não tiverem, nos supermercados há à venda forminhas de alumínio descartáveis, daquelas que se usam nas empadas. Existem vários tamanhos incluindo o pequenino para miniaturas. 
Forre as forminhas com massa folhada e coloque o creme com o cuidado de não encher demasiado pois, com a cozedura, o creme pode transbordar.
Leve as natinhas ao forno até estarem bem douradinhas.

Cornucópias com creme pasteleiro e chocolate
Ingredientes:
- massa folhada
- 250ml de leite
- 3 gemas
- 100gr de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho
- casca de limão
- 1 pau de canela
- chocolate para a cobertura (costumo usar chocolate de culinária)
- manteiga para untar as formas

Preparação:
Comece por fazer o creme pasteleiro que deve arrefecer completamente.
Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Reserve.

Para fazer as cornucópias uso umas formas próprias em formato de cilindro. Tenho apenas 4 formas, por isso vou repetindo. Essas formas encontram-se à venda em lojas especializadas de artigos para bolos.
Estenda a massa folhada e corte em tiras com 1/1,5cm. Unte as formas com manteiga e enrola a massa folhada. Comece pelo lado do bico da forma e sobreponha a massa conforme a enrola, para colar. Eu como quis fazer miniaturas, enrolei a massa até metade da forma +/-. Se esta explicação não for suficientemente clara, digam que eu tento explicar de outra forma. Mas é muito fácil e intuitivo.
Coloque as cornucópias num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180ºC até a massa folhada estar cozinhada. Nessa altura retire-as do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Para ser mais fácil de rechear, coloque o creme num saco pasteleiro. Agora encontram-se com bastante facilidade sacos pasteleiro descartáveis à venda nas grandes superfícies. Recheiam-se a gosto.
Para terminar podem polvilhar com açúcar em pó, mas eu preferi derreter chocolate de culinária e com muito cuidado mergulhar cada pequena cornucópia no chocolate. 
Ficaram uma delícia. Provavelmente este ano irei repetir. 


2 comentários:

  1. Adoro pastéis de nata, fiz este fim de semana pela primeira vez! :)
    Cornucópias também adoro mas nunca fiz, um dia terei que experimentar...
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Ficaram realmente lindos! E quem não gosta de miniaturas? Ninguém, certo? :D

    ResponderEliminar