segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Sugestão De Doces Para O Natal I - Mini Toucinhos do Céu

Vamos então começar as sugestões de doces para a mesa de Natal. Ando a preparar estas receitas há algumas semanas. Queria partilhar com vocês receitas novas e após alguma pesquisa consegui testar algumas receitas, umas mais tradicionais (como esta) e outras um pouco diferentes. Mas para começar, nada como uma receita tradicional da doçaria conventual. 
Eu adoro Toucinho do Céu, é daqueles doces que tem tudo de bom. A riqueza do ovo, a textura da amêndoa, o doce do açúcar. E fica tão lindo na mesa da consoada, não acham?


Ingredientes:
- 10 gemas
- 300gr de açúcar
- 200ml de água
- 1 pau de canela
- 250gr de miolo de amêndoa ralado
- 30gr de manteiga
- 100gr de doce de gila
- manteiga para untar
- açúcar em pó q.b. 
- amêndoas inteiras para decorar


Preparação:
Num tacho coloque a água, o açúcar e o pau de canela. Leve ao lume e deixe ferver até obter o ponto de pérola. Para quem tiver termómetro de açúcar, é só deixar atingir os 108ºC. Para quem não tiver, com a ajuda de uma colher deixe escorrer a calda e se na extremidade se formar uma bola suspensa em forma de gota, a calda está no ponto de pérola. 
Retire o pau de canela que já cumpriu com o seu dever. Junte o miolo de amêndoa (eu compro já triturado, mas se preferirem comprem a amêndoa inteira, leve um pouco ao forno a tostar e com um processador de alimentos piquem-na), bem como a manteiga e envolvam bem. Adicione o doce de gila e mexa. 
À parte, bata as gemas e envolva ao preparado anterior, sem parar de bater. Leve novamente ao lume para engrossar um pouco, mas sempre a mexer para não queimar. Retire do lume assim que levantar fervura e deixe arrefecer um pouco.

Entretanto ligue o forno a 180ºC para começar a aquecer. Unte formas para queques com manteiga.
Quando a mistura estiver mais fria, encha as formas que untou até 2/3 da capacidade.
Leve ao forno a cozer durante uns 30/35 minutos. Como são pequeninos cozem mais depressa, se preferirem fazer numa forma só e maior, o tempo de cozedura será diferente. Mas façam o teste do palito porque também depende do forno.
Desenforme os toucinhos do céu e decore com amêndoa ligeiramente tostada e açúcar em pó.


2 comentários: