Pato com laranja e batatinhas

Num destes dias, não sabia o que me apetecia para o jantar. Não me apetecia o que tinha estipulado e lembrei-me que tinha no congelador umas perninhas de pato. Óptimo, pensei! Adoro pato mas comemos uma vez por festas - como se costuma dizer.
Fiz algo muito clássico, o pato com laranja. Mas ficou uma delícia!
Gosto mesmo muito de pato mas, costumo repetir muito o arroz e desta vez apetecia-me outra coisa.
Estas perninhas com laranja ficaram uma delícia e as batatinhas foram preparadas na actifry.


Ingredientes:
- 4 pernas de pato
- sal e pimenta q.b.
- alecrim fresco
- 4 laranjas
- 1 folha de louro
- 3 dentes de alho
- batatinhas pequenas
- azeite q.b.
- salsa picada q.b.
- flor de sal q.b.

Preparação:
Com alguma antecedência tempere o pato. Disponha as pernas numa assadeira ou num tabuleiro, tempere com sal e pimenta. Acrescente os três dentes de alho picado, a folha de louro e o alecrim. Esprema o sumo a 2 laranjas e regue o pato. Deixe marinar pelo menos 30 minutos.
Ligue o forno a 200ºC para aquecer.
Massaje um pouco o pato para os temperos agarrarem e regue com um pequeno fio de azeite, pois o pato irá largar alguma gordura.
Leve ao forno tapado com papel de alumínio e deixe assar. Ao fim de 45 minutos verifique a cozedura do pato, se ainda estiver atrasado, tape novamente e deixe assar mais algum tempo. Queremos que a carne fique bem macia. Quando estiver quase pronto, destape e deixe ganhar alguma cor.
Sirva com rodelas de laranja e batatinhas fritas. As minhas foram preparadas na actifry, com um fio de azeite, temperadas com flor de sal e polvilhadas com salsa picada antes de servir.
Bom apetite.