sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Creme Chiboust com Molho de Morango

Sinto-me cansada. Tenho tanto que fazer e tão pouco tempo, ainda por cima estou numa luta com uma constipação que não me quer largar, com uma tosse daquelas de não dar descanso. 
O mês de Dezembro não está a ser fácil, várias coisinhas nos tentam deitar abaixo e nós sempre a tentar levantar, por vezes não é fácil... Quando penso em tudo o que ainda vai acontecer até ao final do ano, por tudo o que ainda vamos passar, sinto-me desanimada. Para 2016 peço paz de espírito. Se o novo ano não me conseguir dar o que mais desejo no mundo, pelo menos que me dê o discernimento necessário para aceitar que nem tudo pode ser controlado, que nem tudo acontece da forma natural que imaginávamos.
Mas a vida é como um carrossel e não pode parar, por isso temos de continuar sempre com força.
De hoje a duas semanas é Natal. É dia de estar com a família e comemorar o que a vida tem de bom. E sejamos sinceros, a vida tem tanta coisa boa! É tão bom viver... 
Vou dedicar este fim de semana a embrulhar prendas, estão todas por embrulhar! Vou tentar preparar alguns miminhos para os cabazes e testar uma ou outra receita que quero preparar para as festas. 
Bom fim de semana para todos e lembrem-se sempre de aproveitar ao máximo.


Ingredientes para o Creme Pasteleiro:
- 250ml de leite
- 1 vagem de baunilha de Madagáscar - Genuinum
- 3 gemas
- 80gr de açúcar
- 1 colher de sopa de amido de milho

Ingredientes para o Merengue Italiano:
- 3 claras
- 9 colheres de sopa de açúcar
- 5 colheres de sopa de água

Restantes ingredientes:
- 200gr de morangos
- Sumo de meio limão
- Meio pacote de bolachas tipo Maria



Preparação do Creme Pasteleiro:
Coloque o leite num tachinho. Abra a vagem de baunilha e raspe as sementes. Adicione as semente ao leite e leve ao lume até aquecer. 
À parte bata as gemas com o açúcar e o amido de milho. Bata bem para que fique um creme fofo.
Adicione o leite às gemas em fio, batendo sempre para que as gemas não cozam. Leve o creme ao lume e mexa sempre até engrossar. Reserve e deixe arrefecer.

Preparação do Merengue Italiano:
Leve ao lume um tachinho com a água e o açúcar. Quando começar a ferver, baixe o lume e conte 4 minutos. Passado esse tempo desligue a calda.
Entretanto comece a bater as claras em castelo.
Quando as claras já tiverem ganho algum volume, adicione a calda de açúcar, em fio e com a batedeira sempre a trabalhar. Continue a bater para a temperatura do merengue baixar e ficar macio e brilhante.

Restante Preparação:
Misture o merengue e o creme pasteleiro, com muito cuidado. Envolva bem mas sem bater.
Entretante pique as bolachas.
Leve ao lume os morangos com o sumo de limão e coloque em lume brando, mexendo para não queimar. Deixe ao lume até os morangos estarem cozidos. Reserve.

Montagem:
No fundo dos copos coloque um pouco de bolachas picadas. Coloque o Creme Chiboust até meio, um pouco mais de bolacha picada e mais creme. Leve ao frio até à hora de servir, mas convém estar no frigorífico pelo menos 2h.
Antes de servir termine com molho de morango.
Bom proveito.


3 comentários:

  1. Desejo do fundo do coração que o Menino Jesus te traga muita paz e que o novo ano seja repleto de tudo aquilo que desejas! Um Feliz Natal! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida :)
      Desejo-te exactamente o mesmo, muita paz e saúde. Tudo de bom para ti e para a tua família. Um excelente e feliz Natal!
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Há momentos em que uma pessoa se sente sem alento, espero que passe! Com o espírito de Natal vais ver que te ficas a sentir melhor :) Esta sugestão parece-me ótima :D

    ResponderEliminar