Bolo de chocolate e laranja com cobertura de buttercream

Mais um fim de semana que chega, mas este é dos grandes (pelo menos para nós). Mas com ele chega também, uma agenda muito preenchida. Amanha é dia de open day na Metalúrgica Bakeware Production e eu não vou faltar. Depois temos jantar de Natal com amigos. Domingo é dia de família, segunda vou aproveitar para me dedicar aos miminhos caseiros para os cabazes e para terça ainda não há planos, mas eles aparecem.
Pelo meio tenho de fazer o bolinho de fim de semana. Há sempre um bolo para acompanhar o café, no final do almoço de Domingo. A sugestão que vos deixo hoje é de um bolo de chocolate e laranja. Com dois chocolates e laranja de duas maneiras. 
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes:
- 125gr de chocolate de culinária
- 50ml de leite
- 150gr de manteiga
- 180gr de açúcar
- 5 ovos
- 200gr de farinha
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 100gr de chocolate de laranja

Cobertura:
- 125gr de açúcar em pó
- 50 gr de manteiga
- raspa de 1 laranja

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC para aquecer.
Prepare um forma, usei redonda sem buraco, mas pode usar a que preferir. Unte com manteiga e polvilhe com farinha. No fundo coloquei papel vegetal, que cortei em redondo com a medida da forma.

Agora sim, começamos o nosso bolo. Parta as 125gr de chocolate de culinária em pedaços, junte o leite e derreta em banho maria.
Numa tigela coloque a manteiga e bata até ficar cremosa. Adicione o açúcar e continue a bater até formar um creme. Junte-lhe depois o chocolate derretido e os ovos, um a um, sem parar de bater.
Peneire a farinha com o fermento e adicione aos poucos, envolvendo com a espátula.
Parta o chocolate de laranja em pedaços pequenos e envolva na massa. 

Verta tudo para a forma e leve ao forno durante 40/45 minutos. Já sabem que depende de forno para forno, por isso ao fim de 30 minutos convém começar a ficar de olho.
Quando o bolo estiver cozido, ponha-o a arrefecer. Tem de estar completamente frio para receber a cobertura.

Bata as 50gr de manteiga para ficar cremosa e adicione o açúcar. Continue a bater até ficar com um creme. Adicione a raspa de laranja, mas reserve um pouco de raspa para polvilhar o bolo.
Com o bolo completamente frio, coloque a cobertura e espalhe. Por cima, polvilhe com a raspa de laranja que reservou. 
Fica muito aromático com aquele chocolate de laranja.
Espero que gostem.

Nota: usei o chocolate negro com laranja da Lindt e gostamos bastante do resultado final.