quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

#6 Vamos Preparar o Natal 2015 - Compota de Ananás e Manga

De hoje a uma semana a azafama será enorme. Parece que já sinto o cheiro a rabanadas que a minha mãe estará a fazer enquanto eu preparo algum dos bolos que irão fazer parte da nossa mesa. Como sempre, será um dia cheio. A minha mãe trata daqueles doces mais tradicionais e eu trato dos restantes. Pelo meio, provavelmente ainda se terminam cabazes e ouvimos músicas de Natal. Todo este processo faz parte das nossas tradições, do nosso espírito natalício. Para nós o Natal é assim e se algum dia não tivermos toda essa azafama com certeza não irá ser um Natal normal.
Mas tento adiantar ao máximo os cabazes e para isso, fiz mais uma compota. Desta vez uma de sabor exótico com ananás e manga. Fica uma delícia e acompanha muito bem tanto torradas como panquecas e é tão fácil de fazer.


Ingredientes para 3 frascos de 130ml cada:
- 500gr de ananás já sem a casca e o interior mais duro
- 200gr de manga igualmente preparada
- 300gr de açúcar
- casca e sumo de 1 lima

Preparação:
Num tacho coloque a polpa do ananás partida em pedaços bem como a da manga. O peso que vos indico é para a fruta descascada. Junte o açúcar, a casca da lima bem como o sumo. Leve ao lume brando até o açúcar derreter e levantar fervura, nessa altura pode colocar o lume um pouco mais forte.
Deixe a compota ferver até o líquido reduzir bastante, mas tenha cuidado para que não queime no fundo. 
Quando a fruta estiver bem cozida e o liquido tiver reduzido, retire do lume e passe com a varinha mágica.
Depois é só colocar em frascos bem lavados e esterilizados. Já sabem que coloco os frascos no microondas durante um minuto na potência máxima e as tampas coloco em água a ferver. Coloquem a compota nos frascos e fechem logo. Por fim ponham todos os frascos numa panela e encham de água até meio dos frascos. Levem ao lume e deixem ferver 10 minutos, desliguem e deixem ficar os frascos dentro da panela até arrefecer. Eu costumo fazer este processo à noite e deixo ficar de um dia para o outro. Se seguirem estes passos conseguem que a compota aguente muito tempo sem se estragar.
No fim basta uma etiqueta bonita, uma fita para decorar o frasco e já está.


3 comentários:

  1. Deve ficar uma combinação fantástica! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem bom aspecto,...parece ser delicioso,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei nenhum doce com esses sabores! Deve ser tão agradável :)

    ResponderEliminar