quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

#5 Vamos Preparar o Natal 2015 - Queijo Aromatizado

Cada vez mais perto do Natal e eu com tanto para fazer. Começam as encomendas de cabazes, os jantares de Natal com amigos e colegas e, tenho ainda, vários exames médicos para fazer nestes dias (nada de especial espero eu!). O tempo voa mesmo. 

Felizmente já tenho todas as prendas compradas, algumas compotas, marmeladas e geleias também estão prontas, mas ainda me faltam alguns miminhos caseiros. As bolachas serão feitas na semana do natal, ou bombons provavelmente na semana antes e mais algumas coisas que estão no papel a ver se consigo colocar em prática. 

Hoje volto com a rubrica "Vamos Preparar o Natal 2015" com uma sugestão para os amantes de queijo. De certeza que têm algum familiar/amigo que adora queijo, então esta é a sugestão certa. Muito fácil de preparar, pois não precisam de cozinhar nada. Querem sugestão mais simples do que esta?


Ingredientes: 
- queijo (usei feta, podem usar outro qualquer, com emmental fica uma maravilha) 
- azeite virgem extra de boa qualidade 
- malagueta fresca 
- algumas hastes de alecrim fresco 
- azeitonas (usei pretas sem caroço, podem usar verdes por exemplo) 
- frascos de vidro 


Preparação: 
Corte o queijo em cubos. Como disse na lista de ingredientes, usei queijo feta que é bom bom para comer em saladas ou como aperitivo por exemplo, mas podem usar outro queijo qualquer. 
Lave bem as hastes de alecrim e as malaguetas, reserve. Lave as azeitonas. 
Utilize para o efeito, frascos esterilizados. Para isso coloque-os no microondas na potência máxima durante 1 minuto. As tampas costumo coloca-las num tachinho com água e levo ao lume. Deixo ferver 10 minutos. 


Coloque alguns cubos de queijo dentro do frasco. Junte algumas azeitonas e os temperos (a malagueta e o alecrim). Termine com o azeite, de forma a ficar completamente coberto. Utilize azeite virgem extra de boa qualidade. Eu utilizo o da imagem, Oliveira da Serra selecção ouro e gosto imenso. Não é muito barato mas a qualidade compensa sem dúvida nenhuma.
Feche os frascos com as tampas esterilizadas e guarde num local longe da luz solar. Pode ser comido dentro de três dias mas fica melhor se deixarem aromatizar duas semanas. 
Façam agora e está pronto a usar no Natal :)

5 comentários:

  1. Tenho de experimentar esta receita! Já comi com queijo da ilha mas com queijo feta ainda não! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano passado fiz com emmental, este ano optei pelo feta. Preparei alguns frascos para os cabazes e dois fresquinhos para a nossa ceia de natal :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Olha,...que giro,...adorei esta sugestão,....obrigada pela partilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço as tuas palavras Mary.
      Beijinhos :)
      Cláudia

      Eliminar
  3. É uma prenda original! O queijo deve ficar especialmente saboroso :)

    ResponderEliminar