terça-feira, 24 de novembro de 2015

Pão de Deus

Por vezes achamos que há coisas que só acontecem aos outros, tomamos tudo como adquirido, achamos que conseguimos facilmente concretizar aquele sonho, aquele objectivo de vida, podemos adiar que não há problema, quando quisermos vamos conseguir. O problema é quando nem sequer adiamos um sonho, lutamos por ele, mas somos confrontados com dificuldades. Dificuldades essas que, lá está, achávamos que só acontecem aos outros. Tem sido assim a nossa vida nos últimos tempos, uma luta, uma batalha que por vezes parece não ter fim, com altos e baixos mas, felizmente, com muita união.

Tudo isto tem feito com que pense melhor nos meus objectivos de vida. A chegada do final do ano é, também, muito propícia a estes exercícios mentais. Não faço listas de objectivos para concretizar ao longo do ano, pois sei que dali a umas semanas já nem me lembro onde está essa lista. Mas penso muito naqueles desejos/objectivos/sonhos que me fariam uma pessoa mais realizada e ainda mais feliz. Tenho um sonho, que provavelmente nunca o vou concretizar pois não depende só de mim, gostava muito de escrever um livro, de me ver editada. É como digo, provavelmente nunca vai acontecer e nem me aborreço muito com isso. Há pessoas com muito mais talento do que eu que não têm a oportunidade, por isso não passa de um sonho. Ainda dentro da culinária tenho outro sonho, passar uns meses em Itália e descobrir mais sobre os sabores pelos quais me apaixonei. 

Como podem ver não passo de uma sonhadora. E para vos fazer sonhar partilho uma receita de Pão de Deus, aquele com a cobertura de coco, bem docinha e aromática. Espero que gostem.


Ingredientes:
- 500gr de farinha
- 25gr de fermento padeiro fresco
- 80gr de manteiga amolecida
- 80gr de açúcar
- 200ml de leite
- uma pitada de sal
- 1 ovo

Ingredientes para a cobertura:
- 100gr de coco ralado
- 1 ovo
- 60gr de açúcar
- um pouco de leite frio para pincelar


Preparação:
Aqueça o leite, durante pouco tempo, pois apenas o queremos morno para não matar o fermento. Se o aquecer muito, deixe-o arrefecer. Acrescente o fermento ao leite e mexa bem para este se diluir.
Numa tigela coloque a farinha, abra uma cavidade ao meio e acrescente a manteiga amolecida, o ovo, o açúcar, o sal e a mistura de leite e fermento. Amasse bem até formar uma bola e descolar na tigela. Polvilhe a bancada com farinha e trabalhe a massa durante uns 5 minutos. Depois coloque a massa novamente na tigela e deixe-a levedar até dobrar de tamanho. Eu costumo colocar a massa dentro do forno para ter a certeza que não apanha corrente de ar.

Enquanto a massa leveda pode fazer a cobertura. Apenas tem de mistura o coco ralado, o açúcar e o ovos até ficar uma mistura homogénea.
Assim que a massa duplicar de tamanho, coloque-a na bancada e divida em pedaços. Molde bolas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincele os pães com o leite e disponha a cobertura. 

Leve os pães ao forno pré-aquecido a 180ºC até estarem cozinhados. No final pode polvilhar com açúcar em pó (eu não o fiz pois não tinha em casa). 
É uma delicia para o lanche ou pequeno almoço. 

3 comentários:

  1. Acho que vale sempre a pena lutarmos pelos nossos sonhos, mesmo que nos pareçam distantes ou inatingíveis! Um dia, quem sabe não se realizem mesmo! Esses pãezinhos também são de sonho, mas daqueles concretizáveis, felizmente! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Cláudia!
    As dificuldades fazem parte de nosso aprendizado constante, né? Mas entendo que tem horas que a gente precisa respirar fundo para não perder o foco. Com o final do ano, também não estipulo metas, prefiro agradecer por tudo de bom que me aconteceu no ano que finda e rezar para que o próximo me traga coisas boas...não gosto de metas, pois tenho medo de me decepcionar por não alcança-las.
    O Pão de Deus é uma tradição deliciosa, né? Eu adoro!
    Beijos mil e lindo dia pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  3. Espero que concretizes o maior número de sonhos possível! Mereces :) Nem que seja por passar aqui esta deliciosa receita de pão de Deus :D

    ResponderEliminar